Quais são as principais ameaças em jogos virtuais e como evitá-las?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Quais são as principais ameaças em jogos virtuais e como evitá-las?
Imagem: GettyImages

Para muita gente, jogar online é realmente uma delícia. Quando estamos conectados, podemos executar partidas e realizar missões com a participação de outros gamers, organizando um esforço coletivo que pode ser muito emocionante quando o objetivo é cumprido. Mas atenção: há vários riscos que entram em cena quando se joga online.

Além disso, vale saber que, na maior parte das vezes, esses jogos são via smartphone – o que causar uma maior dificuldade de monitoramento dos pais no caso de crianças, por exemplo. Pesquisas mostram que 83% das vezes que jogam online, os usuários preferem usar o celular. Em segundo lugar vem os consoles, com 48,5%.

Mas quais ameaças nos cercam nos jogos virtuais que acontecem online? E tem como a gente se proteger – e, claro, cuidar das crianças? Contamos tudo sobre o que você precisa saber sobre esse assunto a seguir, além de conferir as soluções da Kaspersky.

Os perigos dos jogos online

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)(Fonte: GettyImages/ Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Embora proporcionem muita diversão, os jogos online podem nos colocar em riscos que nem imaginamos. O mais comum é que as pessoas lembrem das ameaças que cercam as crianças, sobretudo quando pessoas mais velhas tentam contatá-las e explorá-las de alguma forma.

Obviamente, este é um problema gravíssimo. Mas pode causar a ilusão aos gamers mais velhos de que eles, por serem supostamente mais maduros, não correm risco algum em suas partidas. E isso é um engano: o fato é que nem sempre temos noção do quanto estamos expostos quando optamos por jogar conectados à internet.

Há uma série de problemas sérios que podem acometer os gamers, que vão desde a invasão de seus celulares, promovendo o roubo de seus dados sigilosos como informações pessoais e números de cartão de crédito, até a instalação de programas mal-intencionados nos seus dispositivos (os chamados malware e spyware, por exemplo).

Outra questão que ocorre com frequência é a violação da privacidade do usuário. Além do roubo de dados, há muitos casos de câmeras e webcams que são invadidas por hackers e passam a ser retransmitidas em outros lugares. Isso pode envolver também a invasão de dispositivos de áudio, escutando o que o gamer diz e conversa em vários momentos de sua rotina.

Por fim, outra ameaça recorrente é acabar pagando por serviços que aparentemente são gratuitos. Isso acontece porque muitas vezes os usuários recebem a oferta de opções freemium, em que certas partes do jogo são gratuitas, mas é preciso pagar para acessar outras. Caso o cartão de crédito esteja habilitado no celular, há a possibilidade de que algum clique errado leve a cobranças inesperadas.

Como se prevenir?

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)(Fonte: GettyImages/ Reprodução)Fonte:  GettyImages 

Os riscos são muitos e, por isso, é necessário ficar atento às ameaças para poder resolvê-las em caso de ataques. O uso de senhas fortes e a atenção com os links pelos quais os jogos são baixados são dois pontos fundamentais para garantir que você não caia em um golpe.

Para proteger a sua privacidade, recomenda-se sempre ficar de olho se não há algum malware instalado na sua máquina ou celular sem que você saiba. Outra recomendação é deixar a câmera sempre desligada na configuração padrão (assim, quando ela for acionada, você será consultado).

Os cuidados também envolvem o investimento em questões mais ligadas ao próprio sistema da internet. Contratar uma rede VPN (sigla para Virtual Private Network), por exemplo, é uma forma muito inteligente de garantir uma conexão mais segura.

Basicamente, o que a VPN faz é criar uma rede virtual privada, direcionada a um servidor remoto, fazendo que todos os seus dados de navegação (como o próprio IP de seu dispositivo ou máquina) fiquem ocultos a possíveis invasores. Deste modo, você fica bem mais protegido enquanto joga uma partida ou em qualquer outra atividade que resolve fazer online.

Conheça as soluções da Kaspersky VPN Secure Connection

Se você se preocupa com a sua segurança (ou de seus filhos) quando joga online, conheça as soluções oferecidas pela Kapersky, líder global no ramo da cibersegurança.

Dentre os produtos oferecidos, está o Kaspersky VPN Secure Connection, que possibilita a criação de uma rede segura e rápida com protocolos de segurança muito avançados. Assim, todos os dados que você transfere em seu uso da internet (seja jogando ou não) estarão imunes a possíveis ataques. Clique aqui e saiba mais sobre os serviços ofertados pela Kaspersky para os seus clientes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.