GBA: os 20 melhores RPGs do Nintendo Game Boy Advance

5 min de leitura
Imagem de: GBA: os 20 melhores RPGs do Nintendo Game Boy Advance
Imagem: Voxel
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Game Boy é, sem sombra de dúvidas, um dos portáteis de maior sucesso no mundo. Muitas séries nasceram ou ganharam continuações e versões melhoradas nele, especialmente no Game Boy Advance, a última edição do portátil a chegar às lojas antes do lançamento do Nintendo DS.

Em uma lista imensa de jogos, um gênero que se destacou na plataforma foi o RPG. Quem não se lembra, por exemplo, de nomes como Golden Sun, Sword of Mana, Final Fantasy Tactics, Final Fantasy VI e Pokémon? Alguns dos títulos fazem sucesso até hoje com relançamentos ou por meio da emulação.

Nessa lista especial preparada pela equipe do Voxel, vamos relembrar os melhores RPGs lançados para Game Boy Advance e que ainda hoje vale a pena conferir. Todos eles, inclusive, serão listados de maneira aleatória, sem uma ordem específica de preferência.

1. Sword of Mana

Sword of Mana dá continuidade à saga que muitos conheceram em Secret of Mana, para Super Nintendo. Após escolher o protagonista que vai controlar, você segue em uma jornada para defender a árvore de Mana em diversos combates com ações em tempo real e muitas áreas para explorar.

2. Golden Sun

Não dá para falar de melhores RPGs de GBA sem mencionar Golden Sun. O game trouxe uma bela aventura no que diz respeito à parte gráfica, além de bons combates e a mecânica de usar criaturas conhecidas como Djinn para moldar as classes e magias dos personagens.

3. Golden Sun: The Lost Age

Continuação direta de Golden Sun, Golden Sun: The Dark Age ganhou a atenção de muitos por permitir acompanhar a jornada iniciada no game anterior por outro ponto de vista. De quebra, você podia exportar os status dos seus personagens da primeira aventura para cá usando um código, algo que não era muito comum à época.

4. Lunar Legend

Lunar é uma série que fez bastante sucesso no Sega CD e no primeiro PlayStation, e também recebeu uma versão para GBA. Os eventos vistos aqui remontam muitas coisas vistas no título original, mas todos os personagens e mecânicas de combates por turno permanecem inalterados.

5. Final Fantasy Tactics Advance

Série nascida no primeiro PlayStattion, Final Fantasy Tactics também recebeu uma versão para o portátil da Nintendo contendo todos os principais elementos do game original em uma história totalmente nova e cheia de possibilidades para os combates.

6. Final Fantasy 1 & 2: Dawn of Souls

Como o próprio nome dá a entender, Final Fantasy 1 & 2: Dawn of Souls permite experimentar os dois primeiros games da franquia de RPG da Square Enix com uma atualização gráfica, além de novos conteúdos para aumentar o tempo de jornada em cada um dos jogos.

7. Final Fantasy IV Advance

Dentre os vários games da franquia Final Fantasy, o quarto episódio figura como o favorito de algumas pessoas. Este game conta a história de Cecil, que deve viajar por diversos lugares com seu grupo até derrotar Golbez em uma jornada que promete surpresas, lágrimas, horas de diversão e muito mais.

8. Final Fantasy V Advance

Dos jogos de Final Fantasy lançados para Super Nintendo, Final Fantasy V foi o único que não teve uma versão em inglês. Entretanto, isso mudou com o lançamento de Final Fantasy V Advance, permitindo ao público ocidental conhecer o game, seu sistema de classes e tudo mais que ele podia oferecer.

9. Final Fantasy VI Advance

Tido por muitos como uma das melhores entradas da franquia Final Fantasy, o sexto episódio ganhou notoriedade por conta de seus personagens e especialmente do vilão, Kefka. Além disso, ele também traz conteúdo inédito para curtir e ampliar o tempo de vida útil do jogo.

10. Dragon Ball Z: Buu's Fury

A série Dragon Ball teve uma parceria muito íntima com os consoles da Nintendo, e Dragon Ball Z: Buu's Fury chamou a atenção por trazer Goku para uma aventura totalmente voltada para o RPG, incluindo aqui evoluir, aprender novos poderes e tudo mais.

11. Breath of Fire 2

A franquia Breath of Fire nasceu no Super Nintendo, e foi com Breath of Fire 2 que a série evoluiu para outros patamares ao trazer uma história com temas mais complexos, sistema de modificação para os personagens e até mesmo a possibilidade de construir uma vila e gerenciar seus moradores.

12. Pokémon FireRed/LeafGreen

Se estamos falando de RPGs para GBA, era óbvio que Pokémon apareceria em nossa lista - especialmente se levarmos em consideração que este remake dos games originais deu a chance de curtir a primeira aventura de Pikachu e companhia com gráficos melhorados.

13. Lufia: The Ruins of Lore

A série Lufia é mais uma que nasceu no Super Nintendo e ganhou uma entrada para GBA. Em Lufia: The Ruins of Lore você deve vagar pelo mundo encarando diversos combates no sistema de turno, explorando calabouços e tudo mais que um bom RPG pode oferecer.

14. Kingdom Hearts: Chains of Memories

Kingdom Hearts: Chains of Memories foi o único game da série a ganhar um episódio no GBA, e trouxe uma mecânica inédita para os combates por usar um sistema de cartas para todas as ações. É diferente, mas não leva muito tempo para se acostumar com isso.

15.  Fire Emblem

A saga Fire Emblem também marca presença no GBA, sendo o primeiro RPG da franquia tática da Nintendo a chegar ao ocidente. Com isso, o público teve a chance de conhecer tudo que essa série tinha a oferecer, incluindo o sistema de morte permanente para os personagens.

16. Tactics Ogre: The Knight of Lodis

Tactics Ogre é outra série de sucesso no campo dos RPGs táticos e que também ganhou uma versão para GBA. Tal como em Final Fantasy Tactics, a máxima aqui é ter cuidado com os membros da sua tropa e avançar de maneira estratégica para vencer.

17. Mother 3

Mother 3 é o único game da franquia que não foi lançado de maneira oficial no ocidente, e talvez um dos que tenha a história mais emocionante na franquia. A diferença deste para os demais está na mecânica musical para as batalhas, permitindo realizar mais ataques por turno se apertar o botão no ritmo certo para criar uma batida.

18. Mother 1+2

Mother 1+2 é um pacote que traz os dois games originais (Mother e EarthBound) em um único pacote, dando a oportunidade de conhecer como essa franquia de RPG exclusiva dos consoles da Nintendo começou e se desenvolveu.

19. Castlevania: Aria of Sorrow

Castevania: Aria of Sorrow é um game que se apoia no estilo metroidvania, garantindo muitas horas de exploração de mapa, evolução e demais conteúdos que garantem um pacote caprichado para os fãs da série.

20. Mario and Luigi: Superstar Saga

Fechamos a nossa lista com Mario and Luigi: Superstar Saga, que traz uma aventura totalmente diferente da vista em Paper Mario. Neste game, Mario e Luigi unem forças para participar de combates por turnos para tentar ajudar Peach a recuperar sua voz.

--

Console Nintendo Switch

5% off
Imagem: Console Nintendo Switch
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Nintendo Switch

Se você ama Pokémon, Zelda, Mario e outros jogos famosos da Nintendo, o Switch é o console mais recomendado para você. Jogue em casa ou na rua com o novo último console da empresa!

R$ 2.199,00

Controle Nintendo Switch Pro

Imagem: Controle Nintendo Switch Pro
Imagem: Tecmundo Recomenda

Controle Nintendo Switch Pro

Oferece muita liberdade em um design ergonômico para o máximo de conforto. Possui analógicos que não deixam a desejar e muita leveza.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.