Consoles portáteis devem ter bateria removível a partir de 2027, exige lei

1 min de leitura
Imagem de: Consoles portáteis devem ter bateria removível a partir de 2027, exige lei
Imagem: GettyImages

Uma nova lei aprovada pela União Europeia exige que dispositivos portáteis, como celulares e consoles "de bolso", devem ter fácil acesso à bateria. A ideia é que usuários possam ter maior facilidade para substituir a peça, essencial para o funcionamento de aparelhos deste tipo.

A nova regra só deve afetar dispositivos fabricados a partir do ano de 2027. Ou seja, caso a Nintendo realmente lance um sucessor para o Switch antes disso, o console não será enquadrado no texto, podendo manter o mesmo padrão do console atual — cuja bateria fica trancada na carcaça do aparelho.

O mesmo vale para outras fabricantes de hardware, como a Valve com o Steam Deck e a Asus, com a linha ROG Ally, caso lancem sucessores de seus computadores de bolso. Novos modelos de smartphones e tablets também devem se enquadrar na nova lei quando fabricados a partir de 2027. Hoje, estes dispositivos não dão ao usuário fácil acesso à bateria, geralmente sendo necessários os serviços de empresas autorizadas que cobram para fazer a troca.

Possíveis novas versões de PCs de bolso como o ROG Ally e o Steam Deck também se enquadram na nova leiPossíveis novas versões de PCs de bolso como o ROG Ally e o Steam Deck também se enquadram na nova leiFonte:  Asus/Divulgação 

Objetivo da nova lei

De acordo com o Video Games Chronicle, o Conselho da União Europeia afirmou que a nova lei "fortalece as regras de sustentabilidade e de desperdício de baterias". A intenção seria a de fiscalizar e garantir que todo o ciclo de vida das baterias seja "seguro, sustentável e competitivo".

O site relembra ainda uma entrevista de Pierre-Loup Griffais, desenvolvedor do Steam Deck, concedida à revista Famitsu no ano passado. Na ocasião, ele reconheceu que o "atual Steam Deck" tem a bateria como um de seus principais problemas.

Em sua fala, o desenvolvedor dá a entender que uma versão melhorada ou um sucessor do Steam Deck pode estar a caminho. Se for o caso, dependendo de sua janela de lançamento, a possível revisão ou nova versão do PC de bolso pode precisar se adequar à nova lei.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.