Steam Deck: má configuração pode fazer bateria durar muito menos

1 min de leitura
Imagem de: Steam Deck: má configuração pode fazer bateria durar muito menos
Imagem: Valve/Divulgação

O Steam Deck será lançado em breve e, por se tratar de um portátil com poder de processamento de um computador potente, uma das maiores preocupações dos jogadores é em relação à bateria.

Embora o video game "de bolso"  ainda não tenha chegado às lojas, alguns YouTubers já estão podendo testar o aparelho e um relato comum é em relação à bateria sendo drenada rápido demais. Aparentemente, porém, isto é bastante influenciado pelas configurações e jogos em uso.

A Valve, fabricante do portátil, disse oficialmente que o portátil tem autonomia de bateria variando entre 2 horas e 8 horas de jogo. Este tempo, segundo a criadora da Steam, vai depender do título sendo jogado e das configurações do PC de bolso.

Testes "extremos" realizados pelos YouTubers Gamers Nexus e The Phawx conseguiram esgotar a bateria antes do período de 2 horas de jogo. Além disso, nenhum deles chegou a 8 horas de gameplay sem a necessidade de efetuar uma recarga.

Nos testes efetuados pelo Gamers Nexus, ao rodar Devil May Cry 5 sem trava de taxa de quadros e com Vsync desabilitado, a bateria esgotou em 87 minutos. Travando o framerate em 60 quadros por segundo e ligando o Vsync, o aparelho conseguiu rodar DMC5 por 120 minutos.

Enquanto isso, The Phawx concluiu que jogos mais antigos ou indies permitem ao portátil funcionar por mais tempo sem a necessidade de recarregar. Com o Vsync habilitado, o YouTuber conseguiu rodar Dead Cells por cerca de 6 horas.

A boa notícia é que, mesmo se a bateria do Steam Deck acabar rápido, o tempo de recarga é até que bastante rápido: segundo o Gamers Nexus, o video game levou 100 minutos para recarregar 80% da bateria. Para alcançar 100%, porém, por se tratar de uma bateria de lítio, o portátil leva quase mais 3 horas. Isto se dá para preservar o tempo de vida útil da bateria.

Agora você já sabe: se algum dia acabar comprando um Steam Deck e achar que o aparelho está descarregando rápido demais, a boa é dar uma olhada mais atenciosa nas configurações do aparelho.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.