Nintendo toma processo por causa de loot box em jogo do Mario

2 min de leitura
Imagem de: Nintendo toma processo por causa de loot box em jogo do Mario
Imagem: Nintendo

Em uma grande reviravolta: a Nintendo não está processando ninguém hoje: ao contrário, a empresa está sendo processada. A companhia sofreu uma ação legal de um pai por causa do jogo free-to-play Mario Kart Tour.

Não é de hoje que games gratuitos adotam sistemas de microtransação. Enquanto alguns deles deixam claro o que você pode obter (a famosa compra direta), outros apostam em loot boxes, caixas que podem render brindes aleatórios para os compradores. Esse é o caso do jogo do Mario disponível para celulares.

NintendoJogo mobile do Mario rendeu um processo contra a Nintendo.

A ação em questão foi movida nos Estados Unidos. Com a ajuda do pai, um jogador está acusando a casa de Mario de implementar microtransações excessivas e injustas no game por conta desse sistema de loot box - que em Mario Kart Tour é conhecido como Spotlight Pipes.

Por conta disso, eles exigem que a Big N devolva o valor que todos os menores de idade gastaram nesse sistema, alegando não haver um indicativo de probabilidade para obter cada um desses itens.

Vale mencionar, entretanto, que esse sistema não está mais ativo em Mario Kart Tour desde setembro do ano passado, quando a Nintendo decidiu implementar um sistema de compra direto dos itens. A ação em questão iniciou em março deste ano, mas só agora ganhou notoriedade na mídia.

A ação ainda informa que o menor gastou cerca de US$ 170 no jogo entre 2019 e 2022, e até o momento ainda não há um comunicado oficial da parte da Nintendo sobre o assunto.

Vitórias contra microtransações

Esse não é o primeiro caso de processo movido contra uma empresa envolvendo sistemas de microtransações. A Epic Games, por exemplo, já foi condenada a pagar US$ 520 milhões de multa depois que a Justiça dos Estados Unidos entendeu que o sistema de venda de itens de Fortnite possuía "padrões obscuros".

Caso a corte dê um parecer favorável para os criadores da ação, existe a possibilidade de a Nintendo ter que pagar um valor alto por conta do sistema de microtransação que existia na versão mobile de Mario Kart.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.