Antiga rival da Netflix, locadora Blockbuster pode retornar; entenda

Imagem de: Antiga rival da Netflix, locadora Blockbuster pode retornar; entenda
Imagem: GettyImages

Se você cresceu nas décadas de 1980 e de 1990, certamente, frequentou um espaço que, atualmente, praticamente não existe mais. Estamos falando das famigeradas locadoras. Na época, serviços de streaming não eram uma realidade e, portanto, se quiséssemos assistir um filme que não estava no cinema, precisávamos sair de casa, ir a uma locadora de vídeos e bisbilhotar por entre as prateleiras a fim de encontrar algo que gostássemos. Nesse cenário, é impossível não lembrar da empresa norte-americana Blockbuster, que foi a maior locadora de vídeos do mundo em certo ponto, com filiais em várias regiões.

Agora, as especulações apontam que a companhia pode estar retornando à ativa. A antiga rival da Netflix, que também começou como um serviço de locação, deu a entender, recentemente, que não está totalmente "morta", como muitos imaginavam. Tudo começou no dia 15 de março, quando a Blockbuster publicou um tuíte brincando sobre a possibilidade de voltar como um banco.

Confira abaixo:

O tuíte diz: "Nova ideia de negócios: nós vamos voltar como um banco e utilizar VHS e DVDs como moeda. Hora de visitar sua mãe".

Apesar de claramente ser uma piada, o tuíte foi suficiente para que os fãs da locadora se animassem e descobrissem que o site da Blockbuster voltou à ativa com a seguinte mensagem: "Estamos trabalhando em rebobinar seu filme". A companhia não se pronunciou oficialmente sobre os rumores, tampouco explicou o motivo da frase vista no site. Será que teremos um retorno triunfal?

BlockbusterImagem publicada no site da Blockbuster

Falência

Com o crescimento do aluguel digital de filmes e, na sequência, o surgimento de plataformas de streaming, a Blockbuster, bem como outras locadoras, passaram a amargar números ruins e altos prejuízos e, como consequência, tiveram que fechar muitas de suas unidades. Em 2014, a Blockbuster anunciou o fechamento de cerca de 300 filiais nos Estados Unidos.

Atualmente, a Blockbuster possui uma única unidade ainda em funcionamento, que fica em Bend, no estado de Oregon, nos Estados Unidos. A loja sobrevivente se transformou em um ponto turístico para os fãs nostálgicos, e segue viva mais por seu comércio de itens personalizados e temáticos do que pelo aluguel de filmes. O caso, inclusive, ganhou um documentário em 2020 chamado The Last Blockbuster.

Retorno como série da Netflix

No ano passado, a locadora também teve um breve retorno na Netflix: a empresa fez uma série de comédia acompanhando a última locadora da Blockbuster. Com Randall Park e Melissa Fumero, a produção acabou não fazendo tanto sucesso no streaming.

Devido a isso, a série que se passa em uma Blockbuster acabou sendo cancelada logo após a primeira temporada. Agora, com a empresa dizendo que vai "rebobinar a fita", seria possível que uma nova produção sobre a história da locadora esteja em produção? Resta agora aguardar por mais informações.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.