É colecionador? Veja 10 dicas para conservar videogames antigos

3 min de leitura
Imagem de: É colecionador? Veja 10 dicas para conservar videogames antigos
Imagem: Getty Images

Colecionar videogames antigos é uma realidade para muitos jogadores. Porém, mais do que simplesmente ter um Super Nintendo, Mega Drive e outras plataformas enfeitando a sua casa, é preciso ter alguns cuidados para que eles se mantenham conservados e funcionais.

Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas que podem deixar o seu console do coração pronto para a jogatina, bem como preservar o visual mais próximo possível do dia em que saiu da loja. Confira!

1. Limpe o seu aparelho regularmente

Essa é uma dica básica quando falamos sobre conservar videogames antigos, já que remover poeira e outras marcas ajuda a mantê-los sempre bonitos e com aspecto mais organizado.

Para limpezas mais simples, um pano já é o bastante para dar conta do trabalho, enquanto cotonetes podem ajudar a limpar os arredores de consoles que possuem entradas para cartucho – como no caso do compartimento interno para as fitas do Super Nintendo.

Para algumas manchas é preciso usar alguns produtos específicos. Tome cuidado principalmente com aqueles que possuem cloro: eles não são indicados e podem danificar a carcaça do videogame.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)Veja como conservar seus videogames antigos para que fiquem com aparências de novos.Fonte: Getty Images

2. Fique de olho na temperatura

Esse tipo de problema acaba afetando muitas plataformas e interferem diretamente na durabilidade do seu videogame antigo.

Como a alta temperatura pode queimar o console, é importante mantê-lo sempre limpo e, se necessário, trocar a pasta térmica do eletrônico – caso não saiba como fazer isso, não pense duas vezes em contratar mão de obra especializada no assunto.

3. Guarde sempre em local adequado

Seu quarto ou sala pode ser o local mais badalado da casa quando o assunto é diversão. Porém, isso de nada vai adiantar se os videogames antigos ficarem perto da janela tomando chuva ou em lugar onde bata muito sol.

Dessa forma, é importante considerar a organização do local em que vai manter os consoles, evitando que eles sejam danificados por conta de intervenções na natureza.

4. Repare, se for preciso

É inevitável: se você tem crianças em casa, pode ser que em algum momento elas puxem os consoles da estante e eles caiam (ou até mesmo um adulto pode derrubá-lo sem querer).

Dessa forma, não ignore pequenos rachados, já que a longo prazo eles podem fazer com que o seu companheiro de batalha possa apresentar algum problema.

5. Não embole os fios

Essa, na verdade, não vale apenas para videogames antigos e é um cuidado que poupa gastos desnecessários.

Evite que os fios de controles e cabos fiquem embolados, pois isso pode fazer com que eles ganhem pequenos buracos em alguns pontos ou não funcionem corretamente.

Por conta disso, não os mantenha enrolados em círculos ao guardar (uma alternativa seria fazer uma espécie de "8" com eles), e também evite que eles fiquem muito apertados atrás da TV.

6. Tenha cuidado com os controles

No passado, era uma realidade: bastava plugar o controle dos seus videogames antigos para começar a jogatina. Porém, os modelos em que pilhas são necessárias é preciso tomar cuidado para que elas não fiquem dentro do compartimento por tempos prolongados quando não estão em uso.

Aliás, esses acessórios também podem acumular pó. Por isso, a dica 1 dada lá em cima para a estética do console deve ser aplicada ao controle também.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)Os controles são delicados – ainda mais de videogames antigos – e merecem todo o cuidado.Fonte: Getty Images

7. Não assopre conectores

Antes era muito comum a clássica "assoprada" para tirar poeira dos conectores do cartucho na hora de tentar limpar videogames antigos.

Você já deve saber, mas fica aqui o reforço: não assopre partes que possuem componentes eletrônicos. Ainda que seja a pessoa mais cuidadosa da Terra, ninguém garante que umas partículas de saliva não vão cair no local errado.

8. Cuidado com conectores de cartucho

Para videogames antigos, os conectores de cartucho são fundamentais para o total funcionamento da plataforma. Por isso, não é uma boa ideia forçar a fita para baixo ou batendo até o fim do conector caso perceba que ela não está funcionando, muito menos remover o jogo com o console ligado.

9. Não abra para limpar

Ok, aqui é preciso fazer uma ressalva. Não há nenhum problema em abrir o console para limpá-lo, desde que saiba exatamente o que está fazendo.

Se esse não é o seu caso, talvez seja uma boa ideia verificar algum especialista para ficar mais seguro nesse campo – afinal, um movimento errado pode danificar um componente mais frágil.

10. Jogue!

Você tem uma coleção de consoles antigos que certamente não estão em sua casa para virar peça de museu, certo?

Por conta disso, ligue-os ocasionalmente para se divertir e até mesmo detectar alguma anomalia em tempo de tentar corrigir a falha em questão antes que vire algo mais grave.

E você, tem mais dicas para conservação de videogames antigos? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.