DLSS é melhor que FSR? Veja comparativo em games

2 min de leitura
Imagem de: DLSS é melhor que FSR? Veja comparativo em games
Imagem: NVIDIA/divulgação

O DLSS e o FSR 2 já são tecnologias que caíram no gosto dos jogadores de PC por darem mais frames em diversos cenários. Porém, o canal Hardware Unboxed realizou um comparativo em mais de 20 jogos que contém essa tecnologia e chegou em uma conclusão: o DLSS esmaga o FSR em quase todos os casos.

O Hardware Unboxed é um canal especializado em tecnologia, e resolveu comparar os recursos da NVIDIA e AMD de forma direta. Lançado em 2019, o Deep Learning Super Sampling chegou primeiro as placas RTX 2000, e algum tempo depois, em 2021, foi a vez da AMD revelar o FidelityFX Super Resolution para as Radeon RX 6000.

Teste em 26 games mostra vitória do DLSS

O teste englobou 26 games, utilizando dois modos de qualidade distintos: Qualidade e Performance, nas resoluções Quad HD (2560x1440) e 4K (3840x2160). No entanto, o foco do comparativo não é o nível de performance em quadros por segundo, mas sim o teor de qualidade da imagem oferecido pelas duas soluções.

Para facilitar o entendimento do público, o canal separou uma tabela com escalas de pontuação para os recursos. Os itens iguais ou mais próximos do DLSS+++, em verde, indicam que a tecnologia se saiu melhor; enquanto o mesmo acontece com o FSR+++, em vermelho. Já a cor branca representa um empate (Tie, em inglês), entre ambos.

d  Hardware Unboxed/reprodução 

O resultado mostra uma clara vantagem para a tecnologia da NVIDIA. Dos 26 games, apenas cinco tiveram algum tipo de empate, e o AMD FSR não chegou nem a aparecer na tabela de pontuação.

f  Hardware Unboxed/reprodução 

Mesmo assim, é possível extrair algumas informações interessantes sobre a pesquisa. É válido notar que o DLSS se saiu melhor principalmente na resolução 1440p, ou seja, a tecnologia do lado verde se dá melhor com resoluções de entrada. Em contrapartida, quanto mais próximo do 4K, os tons de verde ficam menos aparentes e dão lugar ao branco, enfatizando as similaridades com o FSR nesse quesito.

Trcnologias parecidas, mas diferentes

De forma geral, o DLSS e o FSR 2 são tecnologias de redimensionamento de imagem. Ambos os recursos renderizam jogos nativamente em uma resolução, como o 4K, mas acabam tendo essa resolução reduzida para Full HD ou Quad HD e são novamente aumentados para o 4K com a ajuda de filtros e outros procedimentos. No fim, essas técnicas resultam em ganhos de performance e melhorias gráficas, principalmente em polígonos serrilhados.

As principais mudanças ficam nas técnicas utilizadas. O DLSS é capaz de realizar esse processo graças a presença dos Núcleos Tensores das placas RTX, que agiliza os cálculos de tarefas complexas, como a execução de uma Inteligência Artificial mais poderosa e processos de aprendizado de máquina. O FSR independe de quaisquer estruturas físicas dentro da GPU, e utiliza algoritmos e uma série de filtros para reconstruir os pixels.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.