NVIDIA DLSS vs AMD FSR: veja o comparativo das tecnologias

3 min de leitura
Imagem de: NVIDIA DLSS vs AMD FSR: veja o comparativo das tecnologias
Imagem: NVIDIA/divulgação

Tanto a AMD quanto a NVIDIA vem investindo pesado em tecnologias de redimensionamento de imagem. Atualmente, se você é um jogador de PC, já deve ter visto, utilizado ou ouvido falar do DLSS e o FSR.

Embora as tecnologias já estejam bem populares para o público geral, ainda há muitas dúvidas sobre como é o funcionamento dos recursos, em quais hardwares estão disponíveis e qual vale mais a pena utilizar. Por isso, o TecMundo elaborou um comparativo para tirar todas as  suas dúvidas sobre as tecnologias. Confira!

O redimensionamento de imagem

Da maneira  mais simples possível, o DLSS e o FSR são técnicas para redimensionar a imagem e corrigir problemas de serrilhado. Praticamente, ambas as tecnologias são bem parecidas, mas o processo sofre algumas modificações.

Os dois funcionam da seguinte maneira: essa tecnologia pega uma imagem em dada resolução, como o 4K, e baixa para uma resolução menor, como o Full HD. Após, isso, uma Inteligência Artificial, somada a processos de aprendizado de máquina, reconstroem essa imagem de volta ao 4K, dando mais frames ao título.

PCB com núcleos tensoresPCB com núcleos tensoresFonte:  TechSpot/reprodução 

Começando pelo DLSS, a sigla é um acrônimo para Deep Learning Super Sampling, e só é capaz de realizar esse processo graças a presença dos Núcleos Tensores das placas RTX, que agiliza os cálculos de tarefas complexas, como a execução de uma Inteligência Artificial mais poderosa e processos de aprendizado de máquina.

Diagrama de funcionamento do DLSS 2.0Diagrama de funcionamento do DLSS 2.0Fonte:  NVIDIA/divulgação 

O FSR, em contrapartida, é chamado de FidelityFX Super Resolution, e independe de quaisquer estruturas físicas no corpo da placa de vídeo. Por isso, seu funcionamento se dá de forma ligeiramente diferente, utilizando algoritmos para reconstruir os pixels e uma série de filtros, que adiciona características como contraste, brilho, etc.

Diagrama do FSR 2.0Diagrama do FSR 2.0Fonte:  AMD/divulgação 

Compatibilidade

Com a explicação de funcionamento acima, já podemos ter uma ideia de onde essas tecnologias vão funcionar. No caso do DLSS, por exigir os Núcleos Tensores, o recurso é exclusivo para as placas RTX, seja qual for a geração. No caso do FSR, essa tecnologia é aberta, então tanto usuários de placas da AMD quanto da Intel e NVIDIA, podem utilizar sem problemas.

Versões

Com isso mente, é preciso se atentar para uma questão importante. Esses recursos contam com versões/atualizações diferentes. O DLSS começou apenas como DLSS; depois, mudou para o DLSS 2.0, DLSS 2.3 e agora já estamos vendo o DLSS 3.0. O DLSS 3.0 tem funcionamento completamente diferente dos anteriores, mas o objetivo de gerar mais taxa de quadros é o mesmo.

Com o FSR o mesmo acontece. A tecnologia evoluiu para a versão 2.0 e recentemente para o modo 3.0, que dará as caras apenas em 2023. O "primeiro FSR" é o mais simples, enquanto o 2.0 é o que mais se assemelha do DLSS, portanto, o mais recomendado.

Em quais jogos está disponível?

Por serem tecnologias que já estão no mercado há alguns anos, o FSR e o DLSS abrangem uma boa quantidade de títulos, e muitos jogos recentes, como Call of Duty: Modern Warfare 2, God of War, Dying Light 2, etc. Outros títulos, como Control, contam apenas com o DLSS, ou Resident Evil Village, exclusivo para o FSR.

O mais indicado é entrar no site oficial da NVIDIA e da AMD para conferir a lista completa de jogos suportados por esses recursos. Também vale lembrar que os jogos podem ter versões diferentes de cada tecnologia.

Performance em jogos

Em testes realizados pelo site Digital Trends no game Deathloop, as duas opções foram testadas em Modo Qualidade, reduzindo a resolução 4K para o Quad HD, e depois aumentando novamente, como o processo manda. Perceba que entre o FSR 1.0 e o DLSS, a diferença média de quadros fica na casa de 6%, quase que imperceptível durante os jogos.

s  Digital Trends/reprodução

Já a diferença entre o FSR 1.0 para o 2.0 já é algo em torno de 10%. Segundo os testes do site, embora a performance tenha sido levemente reduzida, a qualidade de imagem ficou melhor. Vale notar também o desempenho em resolução nativa, que alcança apenas 51 quadros. Comparando com o FSR 2.0, que tem o menor valor dentre as tecnologias, a diferença chega a ser de 47%.

Devo usar?

Essas duas técnicas tem suas particularidades, mas uma coisa é certa: independente do seu computador, se uma dessas funções estiver disponível, é praticamente obrigatório usar. Os níveis de performance são bem perceptíveis e seu jogo pode ficar ainda mais bonito, por conta das correções de serrilhados nas bordas.

Intel XeSS: conheça a tecnologia que compete com o DLSS

Algumas games vão se sair melhores com o DLSS e outros com o FSR. Os motivos se dão, principalmente, pela ajuda da AMD e NVIDIA no desenvolvimento desses games para o PC, logo, alguns terão optimização melhor.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.