O impacto do Wi-Fi 6 na latência dos jogos: faz diferença?

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Imagem: TP-Link

Atualmente, é possível argumentar que a estrutura central dos jogos de maior sucesso é seu componente online. Seja entre os esports (CS:GO; League of Legends), seja em títulos mais despojados (Fall Guys; Among Us), a diversão depende de estar conectado.

Mais do que bandas cada vez maiores, os jogadores precisam de conexões estáveis. Nesse quesito, a composição das redes domésticas acaba sendo um dos principais pontos de falha. O padrão Wi-Fi 6 está se popularizando, e tem potencial para resolver essa questão.

O que é o Wi-Fi 6?

A rede Wi-Fi 6 (ou 802.11 AX), foi lançada no final de 2019. No entanto, o mercado começou a receber mais dispositivos com essa tecnologia embarcada apenas agora, entre roteadores, smartphones e PCs.


O novo padrão traz algumas diferenças cruciais em relação ao Wi-Fi 5 (802.11 AC). Entre as com maior potencial para melhorar a estabilidade de conexão em jogos estão:

  • MU-MIMO 8×8 (Multi-User Multiple Input, Multiple Outputs):

Sobe de 4 para 8 o limite de dispositivos conectados simultaneamente sem qualquer interferência ou competição por canais.


  • Divisão de frequência ortogonal de múltiplo acesso (OFDMA):

Diferente da modulação de frequência por multiplexação, que utiliza “filas” para alocar a banda de transmissão, a OFDMA permite acessos simultâneos, reduzindo o efeito de congestionamento em redes com muitos dispositivos.

  • Melhoria no sistema de Beamforming:

Beamforming é a capacidade de transmissores de rede propagarem sinais direcionados, e não exclusivamente em áreas uniforme. A tecnologia já está presente desde o Wi-Fi 4, mas foi melhorada no Wi-Fi 6.

Além da otimização de gerenciamento, o novo padrão exige roteadores com mais antenas. Essa combinação amplia a capacidade de criar esses feixes direcionados, naturalmente melhorando a conexão de dispositivos posicionados nessas regiões.

  • Latências menores:

Não existe indicador numérico exclusivo ou um hardware específico para a redução nas latências. Na verdade, essa melhoria é consequência da combinação das tecnologias mencionadas anteriormente em redes com o novo padrão.

Latência × Largura de banda

Ao contratar provedores de internet, o valor nominal utilizado para precificar e sugerir a qualidade do serviço é sempre a largura de banda. Esse número representa o volume de dados que podem ser transferidos:

Um contrato de 240 mbps (megabits por segundo), teoricamente, permite transferências de até 30 MB/s (megabytes por segundo). Todavia, a largura de banda é mais importante para fazer downloads de arquivos grandes, com os de instalação.


A latência (ou ping) é o tempo que pequenos pacotes de dados levam para chegar de uma ponta a outra em uma conexão. Na prática, isso seria o intervalo entre clicar em um botão de download e o servidor receber esse clique.

Tanto por isso, a latência acaba sendo o gargalo mais comum que os jogadores encontram em suas partidas online.

Como latências afetam os jogos?

Em uma partida de League of Legends, o volume de dados transmitidos e recebidos é mínimo, se comparado a assistir a um filme em 4K, por exemplo. Entretanto, o número de pequenos pacotes enviados é extremamente elevado, e quanto mais rápido, melhor.

Quando um jogador clica para seu herói tentar fugir de um gank, é essencial que essa solicitação chegue o mais rápido possível aos servidores da Riot. Nesse ponto, a latência é muito mais importante que a largura de banda, já que se tratam de comandos e não arquivos.

Cabo Ethernet × Wi-Fi

Por anos, jogar títulos competitivos utilizando Wi-Fi era um convite para se frustrar. Tanto em redes sem fio ou utilizando cabos, existe uma perda de sinal entre o roteador e o PC, conforme a distância.

Por se tratarem de sinais elétricos em um meio sólido condutivo, essa queda é bem menos acentuada em cabos ethernet do que em conexões de rádio, no caso o Wi-Fi. Por essa razão, normalmente o ping em jogos online é menor em redes cabeadas.

As novas versões de redes sem fio já permitem alcançar latências baixíssimas em distâncias maiores e o Wi-Fi 6 é mais uma geração que melhora essas a qualidade dessas conexões. Contudo, ela ainda está mais sujeita a interferências e outros fatores externos do que o bom e velho cabo.

Vale a pena investir em Wi-Fi 6?

Como tudo relacionado a novas tecnologias, a resposta é: depende. A primeira desvantagem de ser um early adopter do novo formato é seu custo total. Modelos de roteadores com suporte a redes 802.11 AX ainda são bem caros e, mais que isso, são poucos os dispositivos compatíveis.

A Samsung foi a primeira grande empresa a trazer a nova rede para seus smartphones nas linhas Galaxy Fold e Galaxy S10 em 2019. A Apple também já adotou a tecnologia como padrão tanto no iPhone quanto em Macs e outros aparelhos com o processador M1, mas essa ainda não é a realidade do restante do mercado.

Apple Mac Mini com chip M1 e compatível com WiFi6Apple Mac Mini com chip M1 e compatível com WiFi6Fonte:  Apple/Divulgação 


Desktops padrão IBM só oferecem esse formato de conectividade em placas-mãe um pouco mais caras, em chipsets Intel 600 e AMD 500 em diante. Já para laptops, a tecnologia só está disponível em modelos topo de linha, e até o momento não foram lançados adaptadores Wi-Fi 6 USB. No caso dos consoles, apenas o PlayStation 5 tem suporte ao novo padrão.

Montar uma boa rede sem fio é sempre um investimento que trará benefícios ao usuário. Por outro lado, se a intenção foi exclusivamente jogar, ainda sai mais barato instalar pontos de acesso próximos ao setup, ou puxar um cabo que garante estabilidade com o mínimo de interferência.

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