Os times mais vitoriosos do League of Legends

4 min de leitura
Imagem de: Os times mais vitoriosos do League of Legends
Imagem: Riot Games

League of Legends é um jogo amado e "zoado", mas não podemos negar que é um dos maiores eSports do mundo. O Campeonato Mundial de LoL, que também é abreviado para "Worlds", acontece todo ano entre outubro e novembro, reunindo espectadores e jogadores profissionais para saber qual é o melhor time. Os vencedores levam a Summoner's Cup e um prêmio multimilionário a cada temporada.

Desde sua estreia, em 2011, já tivemos 11 campeonatos mundiais – e já estamos acompanhando a décima segunda edição. Mas a pergunta que queremos responder nessa publicação é: em toda a história do League of Legends World Championship, quem é o grande campeão?

O domínio sul-coreano no League of Legends

1º lugar: T1

A resposta para a nossa pergunta inicial é bem rápida: o SK Telecom T1, da Coreia do Sul, é o time de maior sucesso na história do League of Legends World Championship. Eles já conquistaram três campeonatos mundiais – as edições de 2013, 2015 e 2016.

No ano de sua primeira vitória, um grande destaque foi, claro, a estreia competitiva de Lee "Faker" Sang-hyeok, que viria a se tornar o maior jogador de LoL da história.

Crédito: Reprodução | Riot Games.Crédito: Reprodução | Riot Games.Fonte:  Riot Games 

Em 2014 eles falharam na classificação, mas mostraram uma das campanhas mais dominantes já vistas na história de um mundial no ano seguinte. Até a semifinal, o time não tinha perdido sequer uma torre T2. O top laner da SKT, Jang "MaRin" Gyeong-Hwan, também foi nomeado o jogador MVP do campeonato de 2015.

Já em 2016, o T1 também mostrou uma série que marcou a história do mundial de LoL, mas o reinado do time sul-coreano começou a ruir em 2017-2018.

2º lugar: Gen.G Esports

O segundo lugar com mais vitórias no Worlds vai para o time Gen.G, mas seus registros são um pouco mais complexos. O primeiro ponto que devemos mencionar é que a organização profissional de Esports era conhecida anteriormente como KSV Esports.

A equipe KSV de League of Legends foi formada em 30 de novembro de 2017 a partir da aquisição da divisão de Esports da Samsung. Isso é importante, pois os times da empresa sul-coreana já haviam vencido dois campeonatos até a data.

Em 2014, o Campeonato Mundial de LoL foi conquistado pela Samsung Galaxy White. Já em 2017, quem recebeu a Summoner's Cup e o prêmio milionário foram os atletas da Samsung Galaxy.

Crédito: Reprodução | Riot Games.Crédito: Reprodução | Riot Games.Fonte:  Riot Games 

Excluindo os cinco mundiais citados até aqui, cada time campeão venceu apenas uma vez. Abaixo, você pode conferir um resumo de vitórias com o passar dos anos:

  • 2011: Fnatics (Reino Unido);
  • 2012: Taipei Assassins (Taiwan);
  • 2013: T1 (Coreia do sul);
  • 2014: Samsung Galaxy White / G.Gen (Coreia do Sul);
  • 2015: T1 (Coreia do Sul);
  • 2016: T1 (Coreia do Sul);
  • 2017: Samsung Galaxy / G.Gen (Coreia do Sul);
  • 2018: Invictus Gaming (China);
  • 2019: FunPlus Phoenix (China);
  • 2020: DAMWON KIA (Coreia do Sul);
  • 2021: EDG (China).

E quem são os grandes campeões do Brasil?

Temos também o nosso conhecido "CBLOL", ou Campeonato Brasileiro de League of Legends. Ele começou em 2012, pouco após a estreia do servidor do jogo por aqui, e é disputado por dez equipes em duas etapas ("splits") anuais desde 2014. Cada uma acontece em um semestre, valendo a classificação para a fase de entrada do Mid-Season Invitational e do Campeonato Mundial de League of Legends.

1º lugar: INTZ

No cenário brasileiro de LoL competitivo, temos um pódio bem definido. A equipe que mais conquistou etapas por aqui é a INTZ, com cinco vitórias.

Sua conquista inicial foi no primeiro split de 2015, mas o grande destaque da sua trajetória foi o ano seguinte. Em 2016, a INTZ venceu os dois splits da temporada sem perder nenhuma partida. 

Eles ainda conquistaram o primeiro split de 2019 e o segundo de 2020. Nesse último título, a INTZ foi classificada para o Mundial de League of Legends, mas não passou da fase de grupos.

Vitória da INTZ em 2019. (Reprodução | INTZ)Vitória da INTZ em 2019. (Reprodução | INTZ)Fonte:  INTZ 

2º lugar: KaBuM!

A medalha de prata fica com a equipe de LoL da KaBuM!, que tem quatro títulos registrados. Curiosamente, temos uma repetição: o time teve sua primeira vitória no segundo semestre de 2014 e levou, algum tempo depois, as duas etapas da temporada de 2018. Seu último título foi no primeiro split de 2020.

Um ponto interessante é que a compra da KaBuM pela Magalu acabou criando um problema dentro do CBLOL. A gigante brasileira do varejo estava vinculada a duas equipes do torneio (KaBuM! Esports e Netshoes Miners), e isso infringia a artigo 3.5.1 da principal competição de League of Legends do país: “nenhum dono de time, gerente ou afiliado pode controlar, direta ou indiretamente, ou ter interesse financeiro direto ou indireto, ou ser um funcionário ou membro de mais de uma organização participante de uma liga profissional de League of Legends”.

Em dezembro do ano passado, a Riot Games bateu o martelo e decidiu que a E-Flix poderia jogar a primeira etapa do CBLOL 2022 com o nome Netshoes Miners, mas teria que procurar uma nova parceira após o dia 31 de maio.

Crédito: Reprodução | Riot Games via KaBuM! Esports.Crédito: Reprodução | Riot Games via KaBuM! Esports.Fonte:  Riot Games | KaBuM! Esports 

3º lugar: paiN Gaming & RED Canids Kalunga

Por fim, o nosso terceiro lugar de vencedores do CBLOL é dividido entre a paiN Gaming e a RED Canids Kalunga – ambas com três vitórias. A primeira equipe mencionada teve títulos mais cedo, começando em 2013. Suas outras conquistas vieram no segundo split de 2015 e no primeiro semestre de 2021.

Crédito: Reprodução | Riot Games via Kalunga.Crédito: Reprodução | Riot Games via Kalunga.Fonte:  Riot Games | Kalunga 

A RED Canids Kalunga começou a ter vitórias na primeira etapa de 2017 e ficou "na cola" da paiN desde então. A equipe venceu os dois splits mais recentes (2021-2 e 2022-1).

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.