O que é Wi-Fi 7 e o que ele traz de melhoria?

3 min de leitura
Imagem de: O que é Wi-Fi 7 e o que ele traz de melhoria?
Imagem: Freepik

Entre os princípios do avanço da tecnologia está o aumento da qualidade de vida das pessoas, visto que o desenvolvimento de novas ferramentas pode diminuir consideravelmente o tempo investido em uma determinada atividade.

Quando o assunto é internet, por exemplo, é nítido como em poucos anos muitas conquistas foram geradas, incluindo, mais recentemente, a disponibilização das tecnologias sem fio 5G, para redes móveis, e Wi-Fi 6, para redes domésticas ou corporativas.

Dentro desse contexto, é válido destacar que já existem até mesmo algumas conversas em torno do Wi-Fi 7. Embora o mundo tecnológico esteja sempre em constante evolução, a nova geração de conexões sem fio ainda parece demorar um pouco para se tornar realidade.c

Porém, há algumas promessas de melhorias em torno desse avanço. E logo abaixo, você poderá conferir alguns dos seus principais pontos de melhoria para a qualidade da internet. Aproveite!

Mais velocidade, estabilidade e cobertura são prometidas pela tecnologia Wi-Fi 7. (Freepik/Reprodução)Mais velocidade, estabilidade e cobertura são prometidas pela tecnologia Wi-Fi 7. (Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Wi-FI 7: quatro vezes mais velocidade para o mundo

Por mais que o Wi-Fi 6 ainda não esteja totalmente disponível para todas as regiões do mundo, esse avanço de conexão permite muitas novidades para os usuários, incluindo uma cobertura de rede mais segura e mais ampla, além de grande velocidade para inúmeras atividades. Fazer um download ou upload com o suporte do Wi-Fi 6, por exemplo, se torna uma tarefa instantânea.

Nesse sentido, o que se tem especulado a respeito do Wi-Fi 7 – também chamado de IEEE 802.11be – está ligado diretamente a melhorias em pontos-chave do que a tecnologia já vem oferecendo atualmente.

Contudo, o novo padrão promete muito mais do que conexões rápidas, cobertura ampla e latência mínima. Em linhas gerais, a 7ª geração do Wi-Fi poderá aumentar a velocidade da internet em até quatro vezes. É simplesmente revolucionário!

Ao que tudo indica, sua capacidade e potência também terão grande destaque; lembrando que essas questões podem aumentar de forma significativa a estabilidade da conexão, bem como sua eficiência.

De início, a novidade poderá ser aproveitada pelos dispositivos que utilizamos atualmente, pois já contam com suporte às versões anteriores (Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6). Porém, considerando seus avanços, é provável que os usuários precisem investir em novos aparelhos, incluindo roteadores e repetidores de sinal, sobretudo para que não haja perdas.

Assim, é válido refletir que a 6ª e a 7ª geração do Wi-Fi irão coexistir no mercado de conectividade sem fio por anos, tornando-se até mesmo complementares em algum nível. Ambas as tecnologias, inclusive, deverão oferecer recursos muito similares, como suporte a mais conexões simultâneas, baixa latência e agilidade no carregamento.

Com o Wi-Fi 7, a esperança é que haja muito mais possibilidades para conexões simultâneas em atividades diferenciadas sem perda de qualidade. (Freepik/Reprodução)Com o Wi-Fi 7, a esperança é que haja muito mais possibilidades para conexões simultâneas em atividades diferenciadas sem perda de qualidade. (Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Na prática, vídeos de altíssima qualidade, principalmente em plataformas de streaming, serão reproduzidos em questão de segundos com grande estabilidade, sem a necessidade de ajustes, como ocorre atualmente. Além disso, jogos armazenados em nuvem terão tempo de resposta muito menor e quase nenhuma perda será perceptível.

O Wi-Fi 7 também terá ferramentas internas específicas preparadas para lidar de maneira mais eficaz contra congestionamentos e interferências – algo que melhora de forma considerável a confiabilidade da rede e traz mais autoridade para a navegação online. Particularmente, esse benefício será bastante interessante para locais com grande fluxo de conexões simultâneas.

Conheça outras vantagens esperadas para o Wi-Fi 7

De forma ampla, o Wi-Fi 7 usará as mesmas três bandas de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz já conhecidas atualmente. Porém, os canais dessas bandas deverão ser mais largos, isto é, eles conseguirão transmitir uma quantidade muito maior de dados.

Logo, na banda de 2,4 GHz haverão 11 canais de 20 MHz cada. Já a banda de 5 GHz usará 45 canais, mas com larguras que ultrapassam 20MHz, podendo chegar a 40 MHz ou 80 MHz. O mesmo acontecerá com os canais da banda de 6 GHz com suporte a 60 canais de até 320 MHz de largura.

Outra vantagem está ligada à Operação Multilink (MLO), que pode combinar várias frequências entre bandas em uma única conexão. Particularmente, esse fator vem sendo considerado o principal avanço entre todas as melhorias da nova geração.

E com o suporte 4K-QAM, o Wi-Fi 7 poderá apresentar uma modulação de amplitude em quadratura (QAM) superior em todos os sentidos quando comparado ao Wi-Fi 6. O método em questão transmite e recepciona dados em ondas de radiofrequência.

Wi-Fi 7 deve demorar mais um tempo até ficar totalmente disponível. (Freepik/Reprodução)Wi-Fi 7 deve demorar mais um tempo até ficar totalmente disponível. (Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Até o momento, não se sabe quando os primeiros dispositivos e roteadores com suporte ao Wi-Fi 7 estarão disponíveis no mercado. Porém, especialistas cogitam que ainda levará mais de um ano para que o novo padrão esteja compatível. Vamos aguardar!

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais sobre os principais destaques e novidades acerca da tecnologia!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.