10 vezes que LEGO® e os video games se uniram

5 min de leitura
Imagem de: 10 vezes que LEGO® e os video games se uniram
Imagem: LEGO

Não é de hoje que a LEGO® costuma lançar linhas se sets baseados em obras do cinema, animações, e heróis em quadrinhos. Mas, de uns anos para cá, a empresa tem investido bastante em outra área: a de conjuntos inspirados em jogos de video game.

Do enorme sucesso de LEGO® Minecraft, até os recentes conjuntos baseados em Super Mario Bros., Sonic e Horizon Forbidden West, a empresa vem mostrando uma tendência que deve ser ampliada ao longo dos próximos anos, tendo em vista que esses sets sempre aparecem como os mais vendidos, e até mesmo esgotados em diversas lojas e sites.

Hoje o TecMundo apresenta uma lista com 10 momentos em que a LEGO® e os video games se uniram, seja nos lançamentos de conjuntos, seja na produção de games de sucesso. Confira!

1. LEGO® Super Mario

A parceria entre LEGO® e a Nintendo foi um dos maiores feitos da empresa nos últimos anos. Graças a ela, os fãs e construtores finalmente puderam conferir versões de games da empresa japonesa em versões de blocos de montar.

O principal produto dessa parceria foi a linha LEGO® Super Mario. Além de trazer o universo do personagem para o mundo dos blocos de montar, ela criou uma espécie de jogo interativo, no qual é possível colocar o protagonista interagindo com cenários e inimigos, com direito a uma barra de energia e uma contagem das famosas moedas do game.

2. LEGO® Minecraft

Quando Minecraft foi lançado, rapidamente foi feita uma comparação do jogo com peças de LEGO®. Isso porque ele apresentava gráficos quadradões, que lembram os blocos de montar, e por um dos objetivos principais do game, que é justamente construir utilizando quadrados pixelados.

LEGO Minecraft - A Caixa de Minecraft 3.0LEGO® Minecraft — A Caixa de Minecraft 3.0.Fonte:  LEGO 

Não demorou muito para que a própria LEGO® buscasse uma parceria com o jogo, que naquele momento já era um fenômeno mundial. O resultado foi um enorme sucesso de vendas. Tanto que desde que o primeiro set foi lançado, em 2014, até hoje a empresa continua investindo em novos conjuntos todos os anos.

3. LEGO® Sonic

A LEGO® tem um projeto chamado LEGO® Ideas. Nele, construtores de todo o mundo podem enviar projetos de sets para que a comunidade possa avaliar. Caso alcance 10 mil votos, a própria empresa faz uma análise dele e, se estiver tudo dentro dos parâmetros, o projeto se torna um produto oficial.

LEGO iDEAS - Sonic The Hedgehog - Green Hill ZoneLEGO® Ideas — Sonic The Hedgehog — Green Hill Zone.Fonte:  LEGO 

Foi o que aconteceu com um projeto envolvendo Sonic e a sua famosa fase: “Green Hill Zone”. O projeto foi aceito pela comunidade e pela empresa, e se tornou um conjunto oficial, no qual hoje você pode comprar e ter a versão de blocos de montar do famoso ouriço superveloz da SEGA.

4. LEGO® Horizon Forbidden West

Eis aqui um dos sets mais inesperados dos últimos tempos, que foi anunciado este ano. LEGO®Horizon Forbidden West: Pescoção, como o próprio nome sugere, tem uma versão de blocos de montar de uma das criaturas mais icônicas da franquia de aventura da Sony.

LEGO - Horizon Forbidden West: PescoçãoLEGO® — Horizon Forbidden West: Pescoção.Fonte:  LEGO 

O anúncio pegou muita gente de surpresa, uma vez que até então a LEGO® não tinha lançado nenhum outro set de um game exclusivo das plataformas da Sony.

Além de ser um set encantador, o anúncio fez que muitos se animassem com a ideia de ser apenas o primeiro de uma nova parceria entre as empresas. E por que não sonhar com futuros sets baseados em outros games exclusivos como God of War e Uncharted?

5. LEGO® Overwatch

Outra empresa que fez uma grande parceria com a LEGO® foi a Blizzard. Com isso, houve o lançamento de uma linha com diversos sets inspirados em um dos seus jogos mais famosos: o FPS Overwatch.

LEGO Overwatch - Junkrat & RoadhogLEGO® Overwatch — Junkrat & Roadhog.Fonte:  LEGO 

Entretanto, a parceria não foi adiante e, agora com o lançamento de Overwatch 2, não há nenhuma esperança de uma nova leva de sets ser lançada. Pior ainda para aqueles que achavam que a parceria seria estendida para outros games da empresa, como Warcraft e Diablo.

6. LEGO® Nintendo 8 Bits

Mais um fruto da parceria entre LEGO® e Nintendo, o conjunto NES 8 Bits, como o próprio nome sugere, tem uma versão de blocos de montar do famoso video game dos anos 80. Para completar, ele também apresenta uma TV de tubo, popular da época, com o primeiro jogo de Mario sendo reproduzido nela.

O set, que conta com 2.646 peças, é considerado um dos mais belos já produzidos pela empresa. Tanto que ele foi um sucesso de venda, mesmo com um preço de 270 dólares, considerado bastante alto em comparação com outros conjuntos.

7. LEGO® Atari 2600

Seguindo o sucesso do item anterior, a LEGO® resolveu lançar também uma versão em blocos de montar de outro video game que foi uma febre nos anos 80: o Atari. O conjunto tem o console, seu icônico joystick, três dos seus principais jogos, e cenários que fazem referência a cada um dos games.

LEGO Atari 2600LEGO Atari 2600.Fonte:  LEGO 

O realismo do set é tanto que é possível até mesmo encaixar cartuchos no espaço que recria o antigo console. Além disso, também é possível conferir um pequeno cenário como se estivesse reproduzindo um dos três cartuchos inclusos no conjunto.

8. LEGO® Dimensions

LEGO® Dimensions foi literalmente a junção entre blocos de montar e video games. Isso porque o produto tem um portal no qual é possível utilizar peças de verdade para interagir com o jogo, adicionando personagens às aventuras ou até mesmo outros elementos, como cenários e veículos.

LEGO DimensionsLEGO® Dimensions.Fonte:  LEGO 

Para jogar era necessário ter o set principal, que vinha com o portal para fazer a interação entre brinquedos e o jogo. E a “cereja do bolo” eram as expansões, vendidas à parte, que adicionavam histórias e cenários ao jogo principal. Entre as que mais se destacaram estão a dos Simpsons, de Sonic, dos Goonies e dos Gremlins.

9. LEGO® Worlds

Indo para o mundo dos games, LEGO® Worlds é o jogo que mais se assemelha ao mundo de montar. Muito similar a Minecraft, nele os jogadores podem brincar de explorar e construir cenários completamente diferentes, e todos constituídos por peças de montar.

LEGO WorldsLEGO® Worlds.Fonte:  Steam 

Quando anunciado, o jogo chegou a ser uma promessa de ameaça ao reinado de Minecraft.

Entretanto, por se tratar de um game mais pesado, e muito mais complexo, acabou apenas agradando um nicho formado com construtores e colecionadores de LEGO®.

10. LEGO® Games

Por fim, vale ressaltar que desde a era 128 bits, a LEGO® vem tendo destaque no mundo dos games com seus títulos. De Indiana Jones a Star Wars, a empresa lançou dezenas de jogos, para os principais consoles das épocas.

O sucesso foi tanto que hoje em dia toda vez que um novo título é anunciado, há sempre uma enorme expectativa por ele.

LEGO Star Wars: A Saga SkywalkerLEGO® Star Wars: A Saga Skywalker.Fonte:  Steam 

A receita do sucesso é quase sempre a mesma: reproduzir o enredo de filmes, desenhos e animações de uma maneira interativa, no qual o jogador reescreve a história, e com uma boa dose de humor. Além é claro de muitas coisas para serem montadas no caminho.

Lembrando que todos os sets apresentados nesta lista podem ser encontrados no site oficial da LEGO® no Brasil, e nas suas diversas lojas certificadas espalhadas por todo o país.

E na sua opinião, qual desses sets é o mais marcante? Conte para a gente em nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.