Por que pisar em LEGO doi tanto? Entenda!

4 min de leitura
Imagem de: Por que pisar em LEGO doi tanto? Entenda!
Imagem: LEGO

Há duas coisas que todo mundo sabe sobre a LEGO. A primeira delas é que a empresa é a maior do mundo quando o assunto são blocos de montar. E a segunda é a dor insuportável que é pisar em uma peça dessa espalhada pelo chão da casa.

Por conta do seu tamanho e de suas cores, muitas das vezes é quase impossível encontrar um pequeno bloco caído pelo chão. Só nos damos conta de que há uma peça lá no momento em que ela entra em contato com a nossa sola do pé, e consequentemente causa uma das piores dores que um brinquedo pode causar.

Mas afinal, por que um bloco tão pequeno causa uma dor tão grande? Hoje o TecMundo te explica os motivos, e te dá algumas soluções para evitar esse acidente. Confira!

Por que pisar em uma peça de LEGO doí muito?

Primeiro é preciso ressaltar o quanto esses pequenos blocos são resistentes. Para se ter uma ideia, uma simples peça de LEGO 1 x 1 é capaz de suportar até 432 kg sem quebrar ou deformar. Sendo assim, nem mesmo pulando com toda força do mundo uma pessoa seria capaz de causar dano a um simples bloquinho.

Uma simples peça 1x1 de LEGO pode causar uma dor insuportávelUma simples peça 1x1 de LEGO pode causar uma dor insuportávelFonte:  Quora 

Outro fator que contribui para toda essa resistência é que o material utilizado na produção das peças é um plástico chamado Acrilonitrila Butadieno Estireno (ABS). Ele também é usado na fabricação de tacos de golfe e em flautas doce – considerado um dos mais fortes e resistentes do mundo.

Curiosamente, a LEGO anunciou recentemente que, até 2030, irá substituir a sua atual composição para o polietileno, que é um plástico feito a partir da cana-de-açúcar, visando o compromisso com o meio ambiente. Esse material produzirá peças mais macias e flexíveis. Resta saber se serão o suficiente para não causar mais danos aos nossos pés.

A LEGO utilizará plástico reciclável para as suas novas peças de montarA LEGO utilizará plástico reciclável para as suas novas peças de montarFonte:  LEGO 

E por fim, um outro fator que contribui para que essa dor seja tão grande é a parte do pé que geralmente é a mais atingida pelas peças: a sola. O centro dela é a região mais fina e, por conta disso, mais sensível à dor. Por isso que um pisão em cheio faz com que vejamos estrelas, e não estamos falando de nenhum set de LEGO Space!

Confira algumas formas para evitar pisar em LEGO

A primeira, e principal delas, é evitar que as peças de LEGO fiquem espalhadas pelo chão. Para isso, o ideal é fazer todo o procedimento de montagem dos sets em uma mesa e, se possível, longe das extremidades para que os blocos não caiam na hora de procurar uma determinada parte ou fazer um procedimento parecido.

Para quem usa tapete ou carpete em casa, é ainda mais complexo evitar pisotear uma peça de LEGO. Isso porque eles amortecem os blocos e fazem com que não façam barulho ao caírem de mesas e outras superfícies.

Não montar sets de LEGO no chão é uma das alternativas para evitar acidentesNão montar sets de LEGO no chão é uma das alternativas para evitar acidentesFonte:  Shutterstock 

A situação piora quando as pecinhas são da mesma cor ou similares a desses componentes. Por exemplo, um bloco azul em um tapete azul é muito mais complexo de se enxergar do que quando ambos possuem cores bem distintas.

Nesses casos, o ideal é sempre usar um aspirador e conferir no recipiente se há alguma peça que foi sugada no procedimento de limpeza.

A LEGO chegou a lançar um chinelo para proteger das peças pelo chão

O problema em pisar em LEGO é tão frequente que a própria empresa chegou a lançar um chinelo para evitar esses acidentes. O produto foi criado em 2015, na França, e distribuído para quem criasse uma Lista de Desejos no site oficial da empresa no país.

Apenas 1.500 pares foram produzidos, sendo que muitos deles estão à venda em sites de leilões por preços absurdos.

O chinelo para prevenir pisões foi lançado pela própria LEGO em 2015, somente na FrançaO chinelo para prevenir pisões foi lançado pela própria LEGO em 2015, somente na FrançaFonte:  LEGO 

Entretanto, o chinelo contra pisões não contava com nada extraordinário. Era simplesmente um chinelo de borracha, com as cores e o logotipo da LEGO. O produto foi uma espécie de brincadeira com diversos vídeos lançados na época explicando os motivos de tanta dor ao pisar em um bloco de montar.

Para felicidade de todos, qualquer chinelo que usamos no dia a dia já nos protege de pisar em LEGO. Todavia, mesmo assim é preciso ficar de olho, uma vez que essas mesmas peças podem proporcionar outros acidentes, como escorregões, ou até mesmo serem ingeridas por crianças pequenas e animais.

Chinelos foram distribuídos para 1.500 clientes francesesChinelos foram distribuídos para 1.500 clientes francesesFonte:  LEGO 

Agora que você já sabe os motivos dessa dor insuportável, tome cuidado na hora de montar os seus LEGOs e evite ao máximo que caia alguma pecinha no chão. Ao menos que você seja um dos sortudos que tenha o chinelo da empresa para evitar esses pisões.

E você ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais e, se possível, dê algumas dicas de como evitar o sofrimento com essas pecinhas "indefesas".

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.