Final Fantasy 6 tem relação com 'A Divina Comédia'? (Teoria)

4 min de leitura
Imagem de: Final Fantasy 6 tem relação com 'A Divina Comédia'? (Teoria)
Imagem: Final Fantasy Blog

Eis que a equipe do Voxel está de volta com mais uma teoria do mundo dos games. Após apresentar pontos que podem fazer associações entre Crono e Jesus Cristo em Chrono Trigger, agora vamos nos debruçar sobre outro grande RPG da era 16 bits: Final Fantasy VI (ou Final Fantasy III, como ficou conhecido do lado de cá do globo).

Por que Final Fantasy VI? Simples. Porque existe uma possibilidade de a batalha final dele ser uma referência direta ao livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Quer saber quais são os pontos de ligação?

Todas as formas de Kefka na batalha final de Final Fantasy VI. (Fonte: Final Fantasy Wiki/Reprodução)Todas as formas de Kefka na batalha final de Final Fantasy VI. (Fonte: Final Fantasy Wiki/Reprodução)Fonte:  Final Fantasy Wiki 

Reescrevendo uma obra

Para começar a comparação, é preciso recordar que a batalha tem três fases antes da luta contra Kefka Palazzo em sua forma angelical, sendo cada uma delas uma representação de inferno, purgatório e paraíso (ambientes que foram visitados por Dante e Virgilio na jornada do livro — que, aliás, usaremos apenas como referência, sem aprofundar muito o enredo).

O primeiro local é o inferno, no qual os protagonistas não encontram fogo ao chegar ao último nível, e sim frio. E é onde Lúcifer está. Em Final Fantasy VI, temos a ideia de que Visage, a primeira forma nessa batalha final, tem o aspecto de um demônio com parte do corpo coberta por gelo, ficando basicamente apenas com a porção acima da cintura visível. Outro ponto que faz relação com a área gelada do inferno é o fato de o inimigo ser fraco contra fogo, que é a natureza oposta ao gelo no RPG da Square Enix.

(Fonte: Final Fantasy Wiki/Reprodução)(Fonte: Final Fantasy Wiki/Reprodução)Fonte:  Final Fantasy Wiki 

No segundo ponto da batalha, há quatro inimigos: Tiger, Magic, Machine e Power, que estão localizados no que seria o purgatório, local para onde as almas seguem em busca de purificação antes de subirem ao paraíso para o encontro definitivo com Deus. No livro, é nesse local que os protagonistas conhecem a Montanha do Purgatório e tomam ciência de que ela representa os sete pecados capitais. No game, os quatro oponentes estariam associados a coisas que Kefka buscou em sua jornada (especialmente magia e poder), além de fazerem uma ponte com a raça humana e o livro.

E onde ficam Tiger e Machine nessa história toda? Na década de 1990, quando o jogo foi criado, as máquinas já ditavam algumas regras para a sociedade (menos que hoje, vale ressaltar), e o próprio jogo as mostra sendo usadas em confrontos, inclusive nos primeiros minutos da aventura. Tiger seria uma referência ao Rio Tigre; na obra do escritor italiano há uma menção de que o paraíso fica entre os rios Tigre e Eufrates, sendo a última etapa a ser atravessada pelos protagonistas antes de chegar à morada de Deus.

(Fonte: Steam/Reprodução)(Fonte: Steam/Reprodução)Fonte:  Steam 

Por fim, o paraíso tem as referências mais escancaradas possíveis. O inimigo principal se chama Rest e mostra Kefka deitado no colo de uma mulher muito parecida com a da obra Pietá, do artista italiano Michelangelo, na qual Jesus está deitado nos braços da Virgem Maria após ser tirado sem vida da cruz.

A ligação clara com A Divina Comédia é o fato de que Dante encontra Deus após a interseção da Virgem Maria, e no game norte-americano a parte feminina se chama Lady, em uma referência direta à mãe de Cristo (seu nome provavelmente foi alterado para evitar possíveis reclamações) — na versão japonesa, ela realmente se chama Maria, além de tem uma auréola e curar/ressuscitar Kefka com suas lágrimas na batalha caso não seja eliminada antes dele.

(Fonte: Final Fantasy Wiki/Reprodução)(Fonte: Final Fantasy Wiki/Reprodução)Fonte:  Final Fantasy Wiki 

Kefka surge em sua forma final com um aspecto muito parecido com o de arcanjo, que são os anjos mais próximos do Criador. No livro, Deus fala sobre o sentido da vida para Dante, e o vilão de Final Fantasy VI tem um discurso parecido nesse momento do confronto, mas contrário, dizendo que a vida não tem sentido. Outra analogia é o fato de o inimigo principal do game ter um golpe chamado Fallen One, que seria uma alusão direta a Lúcifer, o anjo expulso do céu por São Miguel Arcanjo após tentar ocupar o lugar de Deus.

(Fonte: Final Fantasy Wiki/Reprodução)(Fonte: Final Fantasy Wiki/Reprodução)Fonte:  Final Fantasy Wiki 

Outras referências

As referências de Final Fantasy VI não terminam aqui. É possível perceber, por exemplo, que o sobrenome de Kefka é italiano, assim como o autor de A Divina Comédia. Seu visual é muito parecido com o de um bobo da corte, algo muito comum na Idade Média, período no qual o livro foi lançado originalmente, além da presença do Rio Lete tanto na obra da literatura quanto no jogo (o ponto em que o grupo se separa após sair da base de Bannon, quando Sabin cai no rio para depois encontrar Cyan e Gau).

Um detalhe curioso: no guia oficial de Final Fantasy III da Nintendo (feito pela equipe da antiga revista Nintendo Power) é dito que, na verdade, a batalha é contra três estátuas que deveriam liberar magia ao serem derrotadas, porém Kefka faz que você lute contra o trio mais uma vez (cada um representando uma das fases antes de chegar ao vilão propriamente dito).

Confira esse trecho na imagem a seguir:

(Fonte: Douglas Vieira/Voxel)(Fonte: Douglas Vieira/Voxel)Fonte:  Voxel 

A pergunta que fica no ar é: o que você acha dessa teoria? Apenas mais uma coincidência? Deixe sua mensagem nos comentários.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.