Nostalgia: Tetris e outros 6 jogos clássicos do século 20

4 min de leitura
Imagem de: Nostalgia: Tetris e outros 6 jogos clássicos do século 20
Imagem: Unsplash

A evolução dos consoles e dos computadores é tão rápida e intensa que muitos games acabam ficando para trás por não acompanharem esse potente desenvolvimento. Porém, eles continuam sendo grandes clássicos, afinal ajudaram a construir os diferentes gêneros — antes mesmo da existência da internet e da possibilidade dos jogos online.

Pensando nisso, listamos sete jogos clássicos do século 20. Ficou curioso para descobrir? Então, continue a leitura.

1. Tetris

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

Poucos jogos atravessam o tempo dessa maneira, ganhando novas versões para diferentes dispositivos. A história desse game russo é cheia de curiosidades. A primeira é que, após ser criado, em 1984, Tetris foi distribuído para diferentes plataformas pela Nintendo.

Alexey Pajitnov, o designer e criador do game, só recuperou os direitos sobre a criação em 1996. Naquele ano, ele lançou a Tetris Company e expandiu o jogo para todo o mundo, em diferentes formatos. O jogo virou livro, filmes, game show na TV e, por fim, assumiu um espaço grande na cultura pop.

A lógica do título é muito simples. Inteligência e habilidade no manejo das peças de diferentes formatos são pontos centrais para completar e sair vitorioso do jogo.

2. Serpente

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

Serpente, cujo nome em inglês é Snake, é mais conhecido como o jogo da cobrinha da Nokia. Isso porque era um dos únicos jogos para celular disponíveis no modelo da empresa finlandesa, lançado em 1998.

No entanto, a história desse game é mais antiga. A versão inicial surgiu em um jogo de 1976 chamado Blockade.

O jogador controla, inicialmente, uma pequena e fina criatura, devendo arrastá-la pela tela para que ela colete comida e cresça. A regra é clara: não bata com a cobra no corpo dela nem nas laterais da tela.

3. Pac-Man

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

Pac-Man entra em uma categoria de jogos antigos semelhante à de Tetris. Criado em uma época prévia aos grandes consoles, o título tem origem japonesa, sendo um dos games mais perpetuados na cultura pop em todo o mundo.

Lançado em 1980, a lógica também é simples. O player deve comer todos os pontinhos dentro de um labirinto fechado sem permitir que os fantasmas coloridos o alcancem. Quando o jogador come pontos grandes piscantes, os Power Pellets assumem a cor azul e, temporariamente, pode-se comê-los também, ganhando pontuação bônus por isso. Se os fantasmas pegam o protagonista, então é game over.

A inspiração para a criação do personagem foi a imagem de uma pizza sem uma fatia. No entanto, para dar um ar mais sofisticado, Toru Iwatani — criador de Pac-Man — diz que kuchi, caractere japonês para boca, também o influenciou.

4. International Superstar Soccer

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

Bem antes de FIFA e PES — agora, eFootball — dividirem o reinado do futebol online, a Konami fez história como game International Superstar Soccer. Afinal, ISS precisou existir para que os demais games de futebol pudessem marcar época com uma tecnologia mais avançada.

Em uma era anterior aos acordos por uso de marcas e nomes reais de jogadores, o ISS fazia a festa da criançada e dos adolescentes com craques como Allejo (Bebeto), Gomez (Romário), Redonda (Maradona), Fidrini (Del Piero) e Paz (Figo).

A jogabilidade era engraçada, mas se tratava de futebol normal, com duas equipes duelando por quem marcava mais gols. Com códigos especiais, era possível transformar o árbitro em cachorro, e alguns bugs do jogo permitiam gols de bicicleta do meio de campo, entre outros absurdos.

5. Sonic

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

Tanto o Xbox quanto o PlayStation trataram de impedir que as novas gerações só ouvissem falar de Sonic nos emuladores para os consoles.

Sonic é do tempo em que jogos exclusivos para consoles começavam a se tornar uma tendência. Assim, quem tinha um Super Nintendo só jogaria o game em um fliperama ou na casa de um amigo com Mega Drive.

A premissa era simples: controlar o Sonic correndo em alta velocidade, recolhendo anéis para aprimorar a saúde dele, saltando e fugindo de obstáculos no caminho. O objetivo? Derrotar o Dr. Robotnik, cientista que aprisiona animais em robôs e deseja obter as Esmeraldas do Caos.

6. Super Mario World

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

Sabe o que dissemos de Sonic? Em Super Mario World a premissa é parecida. Apesar de não ser o primeiro título da franquia, foi o responsável por torná-la famosa entre os donos de um Super Nintendo.

Desenvolvido pela própria Nintendo, o jogo colocava a dupla de irmãos encanadores, Mario e Luigi, para salvar a Princesa Cogumelo das garras do Bowser, que é o grande vilão do jogo, com os capangas Koopalings.

Em Super Mario World, o jogador tem que atravessar as fases até chegar ao poste no fim, pulando, recolhendo moedas e flores que dão superpoderes e comendo cogumelos que dão proteção momentânea e, principalmente, não sendo derrotado pelos inimigos.

Esse jogo inseriu o Yoshi na franquia, o que faz os fãs o considerarem o melhor de toda a série.

7. Streets of Rage 2

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)Fonte:  Wikimedia Commons 

Pensar em jogos antigos de combate é pensar em Streets of Rage 2. Muito do que conhecemos em termos de jogos de luta tem origem no jogo desenvolvido pela Sega para o Mega Drive.

A evolução para o título anterior foi imensa. No game, você podia escolher entre quatro personagens (Axel Stone, Blaze Fielding, Max “Thunder” Hatchet e Eddie “Skate Hunter”) para lutar contra os capangas do Sr. X e derrotar a organização criminosa, o Sindicato.

Era possível jogar em duplas nos fliperamas, o que era muito útil nas fases mais difíceis, especialmente quando precisava enfrentar os chefões dos níveis. É considerado um dos melhores jogos já feitos para o Mega Drive, além de um dos maiores para video game em todos os tempos.

Você tem saudades de quais desses jogos clássicos do século 20? Aproveite e compartilhe com amigos. Continue de olho no Voxel para conferir outras matérias nostálgicas sobre games.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.