Os 9 momentos mais icônicos em campeonatos de jogos de luta

6 min de leitura
Imagem de: Os 9 momentos mais icônicos em campeonatos de jogos de luta
Imagem: YouTube
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Os jogos de luta estão diretamente ligados à fundação dos esportes eletrônicos como conhecemos hoje em dia, e dificilmente um grande evento passa sem acontecimentos incríveis. Afinal de contas, estamos falando de centenas ou até mesmo milhares de partidas que acontecem até que sejam definidos os oito melhores em cada modalidade.

Convenções como EVO e CEO já serviram de palco para viradas incríveis, desfechos emocionantes e rivalidades que seguem alimentando a sede por competição entre os entusiastas do gênero ainda hoje. Nesse sentido, o Voxel traz, nas linhas a seguir, nove dos momentos mais icônicos dos jogos de luta para você conhecer. Confira:

EVO Moment #37

O maior acontecimento da história do competitivo dos jogos de luta, e também um dos mais conhecidos no mundo dos eSports, não poderia faltar nesta lista. Daigo Umehara (Ken) e Justin Wong (Chun-Li) protagonizaram um dos momentos que, para muitos, foi o responsável por reacender o interesse pelos fighting games ainda na época de Street Fighter 3rd Strike, na EVO de 2004.

No vídeo, Daigo, a um toque de perder o set mesmo se defendesse, consegue aparar por completo o especial da Chun-Li de Justin Wong em uma jogada absurdamente arriscada, mas que era sua única alternativa. O japonês tinha de pressionar para frente no momento exato em cada um dos quinze chutes, deixando sua guarda completamente exposta. Ele não só conseguiu evitar a derrota como aplicou uma punição que ficou marcada na história dos jogos competitivos.

Por que você está se levantando?

Nem só de triunfos são feitos os momentos mais icônicos dos jogos de luta. Durante a EVO de 2015, nas semifinais do campeonato de Guilty Gear XRD SIGN, Woshige roubou a atenção ao se levantar antes da hora em um set contra Ogawa, achando que já tinha vencido a luta. Quando se deu conta de que tinha mais um round, já era tarde demais: Ogawa não teve piedade com seu Zato e mandou seu adversário distraído para a chave dos perdedores.

A cereja do bolo é que o Ogawa se levanta para comemorar de forma semelhante, mas com a certeza de que tinha vencido a série melhor de três. A lição que fica é: verifique se a luta realmente terminou antes de celebrar.

Instinto Superior

No primeiro ano da cena competitiva de Dragon Ball FighterZ, durante a CEO 2018, GO1 e Leffen, conhecido como um dos melhores jogadores de Super Smash Bros. Melee da Europa, protagonizaram uma das séries mais memoráveis da história do game.

O jogador japonês, com apenas seu Bardock restando, conseguiu resistir à pressão do seu adversário por exaustivos dois minutos e a um toque de ser mandado para a chave dos perdedores. É como se ele literalmente tivesse despertado o Instinto Superior, pois demonstrou uma defesa impecável e até mesmo evasões que levaram os narradores e a plateia à loucura. Por ser um jogo rápido e cheio de possibilidades, é muito difícil defender em Dragon Ball FighterZ — o que torna a sequência ainda mais impressionante.

A fera imparável

No último ano do ciclo competitivo de Ultra Street Fighter IV, Momochi e Daigo Umehara (olha ele aí novamente) fizeram uma Grande Final memorável no Stunfest de 2015, na França. Na época, Daigo jogava com Evil Ryu e vinha pela chave dos perdedores, então tinha que vencer duas séries "melhor de cinco" para se sagrar campeão.

Para derrubar seu adversário para a chave dos perdedores, Daigo precisou apenas de uma entrada para deixar Momochi em uma situação de adivinhação. Após conseguir um atordoamento, Daigo aplicou um combo de altíssima execução, com várias janelas de apenas um frame (ou seja, 1/60 de segundo) entre os golpes. Foram 25 hits que soaram como música e deixaram os jogadores em pé de igualdade na tabela.

Herói americano e seu Titã

Por muito tempo, Alex Valle foi indiscutivelmente o melhor jogador de Street Fighter dos Estados Unidos desde os anos 90, e um dos seus combates na EVO de 2015 reforça que o passado não deixa mentir. O americano enfrentou o japonês Bonchan, que era o melhor jogador de Sagat do mundo em Street Fighter IV, mas com um porém: ele escolheu Hugo, que tinha sérias desvantagens contra o personagem.

Subvertendo todas as expectativas e tabelas de matchups, Alex Valle foi uma verdadeira muralha na tela. Ele não deu nenhum espaço para Bonchan graças às suas leituras certeiras — e nem precisou usar agarramentos de comando, que são a especialidade de Hugo.

Panda?!

Tekken é uma série conhecida pelos seus personagens cômicos que figuram entre lutadores mais icônicss como Jin, Kazuya, Heihachi, entre outros. Um desses personagens inusitados é a Panda, que era considerada a mais fraca de Tekken 7. No entanto, o coreano Rangchu literalmente superou os maiores competidores da história de Tekken jogando de Panda, pela chave dos perdedores, e conquistou o título mundial no Tekken World Tour de 2018.

No fim, na hora da premiação, nem mesmo o diretor Katsuhiro Harada acreditou no resultado e se mostrou muito surpreso. "Panda?! É sério... [Risos]? Parabéns, vocês nos mostraram partidas muito boas", comentou.

O retorno do campeão

O americano Justin Wong dominou o cenário competitivo de Marvel Vs. Capcom 2 por mais de uma década, mas a história não tinha se repetido com o lançamento de Marvel Vs. Capcom 3 em 2011, que trouxe nomes como Flocker, Filipino Champ e ChrisG ao topo.

A EVO de 2014, no entanto, foi bastante simbólica para a sua carreira: foi quando Justin Wong não só derrotou todos esses nomes em sequência como foi o campeão invicto do torneio. A emoção foi tanta que as pernas do americano simplesmente adormeceram e ele se jogou no chão, segundo ele mesmo disse em transmissão ao vivo. Para disfarçar, começou a rolar como parte da comemoração.

Rivalidade histórica

O japonês GO1 e o americano SonicFox marcaram o cenário de Dragon Ball FighterZ com uma das maiores rivalidades dos jogos competitivos já no primeiro ano do título da Bandai Namco. Tudo começou com pequenas trocas de provocações e brincadeiras em torneios semanais, cada um de um lado do mundo, e terminou com eles se encontrando em praticamente toda final de grandes eventos mundiais.

Por muito tempo, SonicFox foi a força dominante e chegou a vencer a EVO de 2018, a primeira de Dragon Ball FighterZ, em cima de GO1. No entanto, em 2019, o japonês conseguiu buscar sua vingança e foi invicto no campeonato de maior prestígio. Ele não segurou as emoções e caiu em lágrimas, e SonicFox se mostrou muito feliz pela conquista do seu rival. O resultado foi um dos momentos mais bonitos da história dos jogos de luta.

"Jogos de luta são... Algo tão incrível"

Punk é indiscutivelmente um dos maiores nomes do Street Fighter V desde os seus 18 anos de idade, e é considerado um prodígio da nova geração. Ainda que seja considerada uma figura polêmica pelas suas atitudes e comentários, o americano derrubou vários dos maiores nomes do Street Fighter na sua carreira, incluindo Momochi, Haitani, Daigo Umehara, Luffy, Justin Wong, entre outros.

No entanto, em 2017, o histórico de Punk não deu conta de Tokido, que sempre figurava entre os maiores jogadores, mas nunca tinha garantido um título mundial na EVO de Street Fighter até aquele momento. Era praticamente uma maldição do segundo lugar. O japonês vinha pela chave dos perdedores com sede de vitória, e não só conseguiu resetar a tabela como emplacou um 3 a 0 na última série da Grande Final. As palavras de Tokido durante a premiação ficaram marcadas no coração de todos os fãs: "Jogos de luta são... Algo tão incrível", exclamou o jogador.

É praticamente impossível mencionar todos os momentos incríveis que os jogos de luta proporcionam, mas esses acima com certeza são alguns dos que despertam o interesse de novos jogadores pelo gênero e mantêm a comunidade entusiasmada a cada dia.

Com novos jogos como Street Fighter 6, Project L (Riot Games), Fatal Fury e Tekken 8 a caminho, não há dúvidas de que novos acontecimentos incríveis estão à espreita. E para você, quais são os seus favoritos? 


Compre aqui seu Jogo Dragon Ball Fighterz, Ps4.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.