Os 11 melhores jogos de dinossauro de todos os tempos

5 min de leitura
Imagem de: Os 11 melhores jogos de dinossauro de todos os tempos
Imagem: Divulgação | Steam

De tempos em tempos, sempre paramos para pensar sobre dinossauros. A ideia de répteis gigantes vivendo no planeta Terra há milhões de anos (e extintos por um suposto meteoro) é intrigante.

Esses "parentes distantes das galinhas" são tópico frequente dentro da literatura, cinema e, como não poderia faltar, jogos. Muitos games foram desenvolvidos através do tempo, e as premissas vão das mais básicas até as mais mirabolantes. Por isso, vamos listar alguns jogos que marcam, cada um a seu jeito, o mercado de jogos de dinossauros.

The Isle

Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Fonte:  Steam 

Começando pelo mais "simples", em The Isle os jogadores assumem o papel de um dinossauro carnívoro ou herbívoro e seu único objetivo é sobreviver dentro do servidor. O jogo foi lançado no final de 2015 pela Afterthought, mas curiosamente ainda é listado como "acesso antecipado" na Steam.

Até hoje, os desenvolvedores prometem adicionar novidades ao game, como IA mais complexa, dinossauros aquáticos e aéreos jogáveis e suporte a mods.

Saurian

Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Fonte:  Steam 

Saurian tem uma premissa bem parecida com The Isle: nasça de um ovo, sobreviva e cresça. O título chegou ao público em 2017 pela Urvogel Games, e mostra uma notável dedicação de seus desenvolvedores em tornar o ambiente o mais real possível, considerando o período em que se passa. E isso inclui dinossauros com penas - que inclusive é um dos principais personagens jogáveis.

Existem seis espécies jogáveis planejadas, mas no momento apenas o Dakotaraptor e Triceratops estão disponíveis.

Ark: Survival Evolved

Crédito de imagem: Divulgação | Epic Games.Crédito de imagem: Divulgação | Epic Games.Fonte:  Epic Games 

Em Ark: Survival Evolved, chegamos no ponto em que humanos e dinossauros passam a conviver. Estamos falando de um jogo de sobrevivência em mundo aberto dentro da ficção científica em que, além de lutar e gerenciar recursos para se manter vivo, também é possível domar os bichos gigantes - com muita paciência.

O jogo pode ser explorado em single ou multiplayer e está disponível em todas as plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch, iOS, Android e até Stadia.

Jurassic World Evolution 1 & 2

Crédito de imagem: Divulgação | PlayStation Store.Crédito de imagem: Divulgação | PlayStation Store.Fonte:  PlayStation Store 

Para os fãs da série de filmes que começou em 1993, Jurassic World Evolution e sua continuação são um prato cheio. Nele, você toma o lugar dos funcionários de John Hammond para administrar um parque onde a principal atração são os dinossauros.

Você é responsável por todo o planejamento e operações do lugar. Cuide dos "dinos" e obtenha novas espécies, mas também mantenha os visitantes chegando e comprando. Além disso, não é garantido que os bichões vão se comportar o tempo todo.

O jogo da Frontier Developments está disponível no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X e PC.

Monster Hunter: World

Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Fonte:  Steam 

O jogo da Capcom não traz exatamente espécies de dinossauros, mas certamente houve uma grande inspiração para criar seus monstros. Em Monster Hunter: Wolrd, você está no papel de um caçador de monstros e tem um mundo de criaturas para identificar, rastrear e derrubar. Depois, você pode retirar a carcaça para obter recursos, levá-los de volta ao seu acampamento e criar armas e armaduras mais resistentes que permitirão enfrentar feras ainda maiores.

Second Extinction

Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Fonte:  Steam 

Second Extincton já é um game mais recente, de 2020, que mistura dinossauros e armas bastante tecnológicas. Ele é um jogo de tiro em primeira pessoa cooperativo baseado em esquadrões para até três jogadores. Some isso a hordas de seres com mutações diversas e as coisas ficam bastante frenéticas.

O game da Systemic Reaction ainda está em acesso antecipado na Steam, mas a desenvolvedora promete mais heróis, armas e missões à medida que o jogo cresce.

Primal Carnage

Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Fonte:  Steam 

Com Primal Carnage, mantemos a premissa de humanos/mercenários contra dinossauros, dessa vez numa pegada "um pouco menos futurista". Ele é um jogo de tiro para jogar com os amigos (o servidor, no geral, não é muito povoado), mas uma de suas principais diferenças é que você não precisa ser um humano. É possível escolher se tornar um dos répteis gigantes para sobreviver e estraçalhar o inimigo.

Dino D-Day

Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Fonte:  Steam 

Vários games já abordaram a Segunda Guerra Mundial, mas este game adicionou um "tempero reptiliano" à mistura. Situado em 1942, Hitler conseguiu ressuscitar dinossauros que estão sendo usados para derrotar seus inimigos e reivindicar mais territórios. Os jogadores terão que lutar contra nazistas e dinossauros com o melhor de suas habilidades.

O jogo já tem mais de uma década e, a não ser que você chame alguns amigos, pode demorar (muito) para conseguir fechar uma partida.

Parkasaurus

Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Fonte:  Steam 

Para aqueles que querem curtir uma vibe colorida, Parkasaurus é uma ótima pedida. Aqui temos um de gerenciamento de parque onde seu trabalho é manter seus dinossauros e convidados felizes e livres de ferimentos.

Essa é uma versão de Jurassic Park Evolution com interface esteticamente mais amigável, chapéus bobos e uma jogabilidade bem relaxante. Mas não se engane: você ainda precisa chocar novos dinossauros, gerenciar funcionários e lidar com dinossauros em fuga.

O jogo do Washbear Studio está disponível no PC e Nintendo Switch.

Dino Crisis 1 e 2

Como falar de uma lista de games de dinossauros sem falar de um dos mais icônicos? No fim dos anos 90, querendo fugir um pouco do gênero de zumbis, Shinji Mikami teve a ideia de trazer a fórmula de Resident Evil para outra temática: a das criaturas pré-históricas. Dino Crisis se destacou bastante por oferecer uma nova perspectiva no gameplay, com inimigos mais rápidos, letais e muito mais inteligentes.

Dino Crisis 2, apesar de mudar para um gênero bem mais arcade, ainda foi muito aceito pelo público e até hoje é relembrado com carinho pelos fãs (que pedem um remake há anos). Infelizmente, o terceiro game da franquia e Dino Stalker, um spin-off arcade em primeira pessoa, não tiveram a mesma sorte.

A

LEGO Jurassic World

Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Crédito de imagem: Divulgação | Steam.Fonte:  Steam 

Por fim, o popular LEGO Jurassic World é considerado um dos melhores títulos da franquia LEGO até hoje. A história adapta a trilogia Jurassic Park, além do primeiro filme Jurassic World, de 2015. Há cerca de uma centena de personagens jogáveis, incluindo mais de 20 dinossauros, e figuras inesperadas como o desenho animado Mr. DNA ou o próprio Steven Spielberg.

LEGO Jurassic World também está disponível em diversas plataformas. Isso inclui PS3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch, iOS e Android.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.