Os 7 melhores jogos de gerenciamento de recursos

4 min de leitura
Imagem de: Os 7 melhores jogos de gerenciamento de recursos
Imagem: Frostpunk/Divulgação

Muita gente adora gêneros mais convencionais quanto se trata de jogos, como plataforma, corrida, luta e aventura, enquanto outros podem preferir algo que os faça gastar muito tempo com estratégias, planejamentos, dezenas de abas abertas em alguma Wiki muito específica ou até um caderno cheio de anotações e informações importantes. Sim, estamos falando dos jogos de gerenciamento de recursos, que são ao mesmo tempo viciantes e muito complexos.

O melhor é que existem muitos estilos e temas diferentes nesse gênero, então nada melhor para celebrar isso do que uma lista de alguns dos melhores games de gerenciamento de recursos. Se ficou curioso para saber se seu jogo favorito está lista ou simplesmente quer uma dica do que jogar, é só ficar de olho nos títulos que selecionamos.

1. Rimworld

Seria muito estranho fazer uma lista de jogos de gerenciamento de recursos e não mencionar Rimworld, um dos títulos mais populares desse gênero. Ele definitivamente não é tão antigo como muitos dos outros que citaremos aqui, tendo sido lançado em 2013, mas não dá para ignorar que conquistou um público enorme e se tornou um tipo de clássico moderno mesmo em tão pouco tempo.

Caso seja um dos poucos fãs do gênero que não conheça Rimworld, basta dizer que você deve gerenciar um grupo de sobreviventes de um acidente de nave em um mundo desconhecido, mas a maior sacada é que o foco não são os recursos, e sim as pessoas. Cada um na colônia tem os próprios desejos, medos, preferências, habilidades, hobbies e relacionamentos, algo que o jogador deve saber e em que prestar muita atenção.

Com o poder de gerenciamento, é possível criar pequenas histórias nessa colônia, mas se negligenciar os sobreviventes, e é bem possível ver coisas completamente imprevisíveis acontecendo, tanto para o bem como para o mal.

2. Stardew Valley

Mesmo que ainda não o tenha jogado, é provável que tenha ouvido falar de Stardew Valley. À primeira vista, parece um simples jogo de fazenda, mas também conta com dungeons a serem desbravadas, relacionamentos a serem explorados e muitos itens que podem ser encontrados.

Naturalmente, um game como esse conta com vários recursos que devem ser gerenciados de alguma maneira, sempre prestando atenção nas diferentes temporadas do ano, já que elas podem influenciar bastante as tarefas. Lançado inicialmente para PC, agora dá para encontrar Stardew Valley em praticamente qualquer plataforma, até mesmo nos smartphones.

3. Cities: Skylines

Os órfãos de SimCity encontraram um substituto maravilhoso em Cities: Skylines, lançado em 2015. Até hoje é difícil achar algo tão bom quanto esse planejador de cidades. Logo no começo, o jogador aprende os conceitos mais simples do game, mas não demora muito para ficar cheio de opções e recursos a serem geridos.

Mesmo que se queira manter a cidade mais casual, é difícil de não se sentir tentado a fazê-la crescer e ter de lidar com todas as complicações envolvidas.

4. Two Point Hospital

Quem é fã de jogos de gerenciamento de recursos já deve ter ouvido falar do clássico Theme Hospital, um excelente título de 1997 no qual o objetivo era construir e cuidar de um hospital da maneira mais eficiente possível. Ele nunca recebeu uma sequência oficial, mas alguns dos criadores tiveram a oportunidade de fazer um sucessor espiritual chamado Two Point Hospital, em 2018.

O game segue a mesma linha caótica do original, sendo perfeito para quem sentiu falta da temática hospitalar em jogos desse gênero. Felizmente, seu sucesso foi tão grande que ele acabou sendo lançado em diversas plataformas, então não há desculpas para deixar de aproveitá-lo.

5. Prison Architect

Considerando que a gente já falou de um jogo em que é preciso gerenciar um hospital, vale a pena mencionar Prison Architect, um título no qual é necessário construir e gerenciar a própria prisão. As primeiras missões funcionam como um tutorial, já que o player começa em uma prisão existente e que só precisa de alguns reparos ou áreas inéditas.

Com os conceitos básicos aprendidos, o jogador pode começar a planejar melhor como gerenciar a satisfação dos presidiários, como eles devem ser tratados, que tipo de sistema de segurança será imposto e como conseguirá fazer o lugar render lucro. É claro que ainda há alguns temas mais sombrios, envolvendo até a vida e a morte dos presidiários, mas vamos deixar essa parte moral do game para você descobrir sozinho.

6. Planet Zoo

Muita gente ama jogos para gerenciar parques temáticos, então já era hora de vermos algo focado totalmente em zoológicos. Felizmente, os desenvolvedores de Planet Coaster decidiram expandir a experiência do game anterior com Planet Zoo, um ótimo título que melhora demais os aspectos de gerenciamento que não funcionaram tão bem no antecessor.

Nesse jogo, pode-se montar o zoológico da maneira que quiser, devendo sempre atender aos requisitos para manter os animais e os visitantes satisfeitos e seguros. O bom é que, como os animais são bem exigentes, nunca há um momento de tédio, pois o jogador fica muito ocupado com comida, água, limpeza e com a possibilidade de os bichinhos colocarem o público em algum tipo de risco.

7. Frostpunk

Muitos dos jogos de gerenciamento de recursos desta lista têm um começo bem fácil de entender e acabam se complicando mais do meio para o fim, mas Frostpunk vai um pouco além disso e desafia mesmo no início da aventura. Com uma pegada pós-apocalíptica e steampunk, coloca o player para cuidar de refugiados vivendo em uma nova era do gelo.

A premissa é bem interessante, mas o que mantém o jogador preso por horas é o fato de ter poucos recursos à disposição, a preocupação com a possível morte dos refugiados se não prestar atenção em suas necessidades e as decisões difíceis que precisa tomar durante toda a jornada. Se procura algo desafiante e que nunca vai deixá-lo em uma zona de conforto, esse pode ser um dos games mais indicados para você.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.