GTA 5: 15 curiosidades que talvez você não saiba do jogo

5 min de leitura
Imagem de: GTA 5: 15 curiosidades que talvez você não saiba do jogo
Imagem: Rockstar Games

Grand Theft Auto 5 foi lançado há alguns anos, mas o mundo do game é tão vasto que, nele, a comunidade consegue encontrar até hoje coisas curiosas, referências e muito mais.

Dessa forma, listamos a seguir 15 curiosidades do game de sucesso da Rockstar para você ter em mente em suas próximas andanças pelo universo do título ou simplesmente saber mais dele. Confira a seguir quais são.

1. É do Brasil?

A história de GTA 5 se passa em Los Santos, com diversas pessoas aparecendo pelas ruas em momentos variados. Entre elas, um homem que caminha pela principal avenida entre West Vinewood e o Los Santos Customs de Burton fala em bom som: “Sou nascido na América, mas um brasileiro por espírito”. O título pode até não ser tupiniquim, mas com certeza é uma bela homenagem aos fãs locais.

2. Plantas maluconas

(Fonte: Rockstar Games/Reprodução)(Fonte: Rockstar Games/Reprodução)Fonte:  Rockstar Games 

Nas andanças por Los Santos, é possível encontrar plantas conhecidas como Peyote Plants, que causam alucinações nos personagens. Após usar alguma delas, o protagonista se transforma em um animal e pode ser controlado dessa forma por alguns instantes. Cães, coelhos e até mesmo aves que podem voar pela cidade são algumas das "mutações".

3. Referência a San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas talvez seja um dos títulos mais lembrados da franquia por muitas pessoas e, tal como o quinto game canônico, acontece em Los Santos.

Para dar essa lembrança à comunidade, a Rockstar colocou no jogo mais recente uma rua chamada Grove Street (onde ficava a casa de CJ, protagonista de San Andreas) e até mesmo uma menção ao personagem visualizada pelos que tentam ranking ouro em uma missão que envolve motos e é muito parecida com a quest do antecessor.

4. Quebrando recordes

Talvez alguns não saibam ou não se recordem disso, mas GTA 5 tem algumas conquistas que foram inclusive para o The Guinness World Records. A principal delas é que o título foi o produto de entretenimento que mais faturou em apenas 24 horas de comercialização e o que cruzou a marca de US$ 1 bilhão em menos tempo.

5. Easter eggs para todos os gostos

Até mesmo Jesus Cristo dá as caras em GTA 5 (Fonte: Rockstar Games/Reprodução)Até Jesus Cristo dá as caras em GTA 5 (Fonte: Rockstar Games/Reprodução)Fonte:  Rockstar Games 

Com um mundo tão vasto, era de se esperar que GTA 5 contasse com inúmeros easter eggs no mapa. Tem para todos os gostos: teorias da conspiração, alienígenas, fantasmas e até mesmo Jesus Cristo para ampliar o tempo de caminhada e exploração dos que curtem curiosidades aleatórias.

6. Orçamento milionário

Não há dúvidas de que GTA 5 é um game bastante extenso e recebeu novos conteúdos por anos após o lançamento. Uma prova disso é que o investimento nele seguiu à altura: US$ 265 milhões (incluindo produção e marketing), fazendo dele um dos mais caros da história das produções digitais e superando até mesmo o valor dedicado a alguns filmes famosos, como Watchmen e Prometeus.

7. Caiu na rede é público

Um dos elementos mais bacanas de GTA 5 é o fato de ele contar com uma rede social totalmente funcional. A LifeInvader funciona como uma espécie de Facebook. Os personagens podem acessá-la pelo celular para publicar novidades, que, inclusive, seguem o avanço da campanha e mostram elementos referentes ao enredo.

8. Brasil: potência mundial?

Não se sabe se a Rockstar quis prestar uma homenagem ao nosso país ou se é apenas uma leve coincidência, mas, após o fim da missão "O Colapso", o Brasil é indicado como a terceira maior potência mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido e superando concorrentes como Japão e Alemanha, que surgem na sequência.

9. Seu passado lhe condena?

Todos nós temos curiosidade de saber mais de nossos antepassados, e em GTA 5 isso não seria diferente. Utilizando o site "www.yourdeadfamily.com" no celular do personagem, é possível descobrir coisas bem bacanas sobre a história de origem dele no mundo da Rockstar.

10. Papo-cabeça com um zumbi

Comedores de cérebro se tornaram bastante populares no mundo dos games, por isso era de se imaginar que eles apareceriam de alguma forma em GTA 5. Em Vinewood, por exemplo, há um zumbi na área que simula a calçada da fama — e o mais curioso é que você pode conversar com ele sem medo de tomar uma mordida e se contaminar.

11. Geradores variados

Atualmente, é possível encontrar sites e serviços focados na geração de nomes variados para todos os gostos, e isso também aparece no título da Rockstar. Você pode, por exemplo, utilizar recursos do tipo para encontrar nomes para bebês (acessando, no celular do personagem, o site "www.yournewbabysname.com/name-generator") e até mesmo sinopses de filme (basta usar o telefone para acessar "www.vinewoodloglinegenerator.com"), porém não espere nada muito sério deles.

12. Referência a Halo

Mencionamos que GTA 5 faz algumas referências a Grand Theft Auto: San Andreas, mas esse não é o único jogo a ter uma homenagem nesse universo. Aliás, você reparou que o Republican Space Ranger se parece bastante com Master Chief, protagonista da série destinada aos consoles da Microsoft?

13. Múltiplos protagonistas

(Fonte: Rockstar Games/Divulgação)(Fonte: Rockstar Games/Divulgação)Fonte:  Rockstar Games 

Desde GTA: San Andreas, a Rockstar queria que os títulos da franquia tivessem mais de um protagonista, mas na época as limitações técnicas acabaram não permitindo. O cenário mudou com GTA 5 graças aos avanços tecnológicos e a um novo motor gráfico para a série.

14. Roteiro gigante

Além de todo o trabalho envolvido na criação da cidade de Los Santos, o time de desenvolvimento não poupou esforços no que diz respeito ao roteiro. Durante um painel da Comic Con em 2014, foi revelado que o de GTA 5 tinha 3,5 mil páginas e cerca de 160 mil linhas de diálogo — o que é bem maior que um script de filme, que normalmente não ultrapassa 200 folhas.

15. Agradando a todos

Por fim, dados um pouco mais recentes. Em abril deste ano, a produtora removeu alguns conteúdos transfóbicos do game, como o relacionado à figura de Captain Spacetoy, que não apresenta mais a genitália que podia ser trocada (algo que vinha escrito na caixa, encontrada no E&E). Além disso, desabilitou o aparecimento de caricaturas de drag queens fora de Cockatoos.

Você conhecia todas essas curiosidades? Há alguma outra que não relacionamos aqui? Compartilhe com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.