GTA 5: veja o comparativo dos gráficos entre PS5, Xbox Series e PC

2 min de leitura
Imagem de: GTA 5: veja o comparativo dos gráficos entre PS5, Xbox Series e PC
Imagem: El Analista de Bits YouTube/Reprodução

Com o lançamento de uma versão para PlayStation 5 e Xbox Series, GTA 5 voltou a figurar entre os principais assuntos do mundo gamer. Nos últimos 7 dias, o título chegou a representar 6,8% das visualizações na Twitch, ficando na frente de Elden Ring (6,6%), CS:GO (3,3%) e Fortnite (2,3%), por exemplo.

E para aproveitar o hype que voltou em torno do jogo, o youtuber El Analista de Bits publicou um vídeo comparando a performance da produção nos video games da atual geração e no PC. O produtor de conteúdo, que já tinha lançado uma comparação entre consoles novos e antigos, lembrou que o jogo não ganhou um novo patch para computador e que a análise foi baseada em uma versão de 2015 rodando no modo Ultra.

Confira, abaixo, o vídeo original do youtuber analisando como o game roda nos diferentes aparelhos:

De maneira geral, o youtuber ressalta que a performance de GTA 5 é muito parecida entre os consoles e o modo Ultra no PC. No quesito textura, por exemplo, não é possível notar nenhuma grande diferença.

Ele utilizou as placas de vídeo RTX 3050, RTX 3060Ti, RTX 3070Ti e RTX 3080. A primeira apresenta resolução de 2560 x 1440p, enquanto as outras três têm resolução de 3840 x 2160p. No quesito quadros por segundo, a RTX 3080 se sai melhor no quesito, tendo uma média de pouco mais de 70 fps.

Um dos aspectos que um computador consegue se sair melhor, porém, é na densidade da vegetação. Enquanto nos consoles a área verde parece ser um pouco mais simples, no computador mais detalhes são mostrados e o número de partículas é visivelmente maior. O PC também apresenta melhor visibilidade de objetos distantes, como as casas e prédios.

Os consoles

No caso dos consoles, El Analista de Bits utilizou os modos Fidelidade, Performance e Ray Tracing para fazer o comparativo de GTA 5. O primeiro modo roda a 2160p e 30 fps, o segundo a 1440 p e 60 fps e o terceiro a 1440p dinâmico e 60 fps, tanto no PS5 quanto no Series X. Já o Series S roda o jogo a 1440p e 30 fps (Fidelidade) ou 1080p e 60 fps (Performance).

Por ter sido melhorada em vários aspectos, a versão para a atual geração de consoles consegue apresentar menores tempos de loading (o PS5 corta a introdução é por isso inicia mais rápido que os outros), correções e efeitos extras de iluminação, melhores reflexos no modo Fidelidade na comparação com o PC.

Confira, abaixo, algumas das capturas de tela da comparação entre os consoles e computador:

E aí, o que achou da comparação? Acredita que o desempenho nos consoles da atual geração superou o do PC? Deixe o seu comentário abaixo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.