11 dicas para iniciantes em Fortnite

5 min de leitura
Imagem de: 11 dicas para iniciantes em Fortnite
Imagem: Epic Games/Divulgação

Fortnite é um dos maiores fenômenos do mundo dos games nos últimos anos. Começando como um PvE, o jogo deu uma guinada de última hora em outra direção e tornou-se um dos títulos mais do planeta, popularizando ainda mais o gênero battle royale e fechando diversas parcerias de peso com músicos famosos e grandes estúdios de cinema.

Já em seu terceiro capítulo e em sua vigésima temporada, não é de se estranhar que alguns jogadores tenham receio de saltar do Ônibus de Batalha e começar a se aventurar pelos biomas da ilha. Curiosamente, porém, talvez agora seja a melhor hora para começar sua saga no jogo de tiro da Epic Games.

Dicas para dominar em Fortnite

Com o lançamento do Modo Sem Construções, Fortnite agora permite aos jogadores aproveitarem o jogo da maneira que preferirem. Mas isto não significa que a vitória é garantida: seja competindo em batalhas de construções ou somente no tiroteio desenfreado, ainda é preciso manter a atenção e conhecer o jogo. Pensando em novos jogadores e na galera que está retornando ao game agora, separamos algumas dicas bastante úteis.

1. Aproveite as primeiras partidas

A primeira partida de todas as novas contas sempre põe os jogadores para combater bots — e somente bots. Esta decisão da Epic visa permitir aos novatos irem se acostumando às mecânicas do jogo, além de proporcionar uma primeira vitória quase garantida.

Com o passar do tempo, os lobbies vão começando a ficar um pouco mais difíceis, com o matchmaking preenchendo as partidas com mais jogadores com níveis de habilidades semelhantes. Utilize este período para aprender o básico sobre o jogo.

2. Comece sem construções

Desde o começo da Temporada 2 do Capítulo 3, a Epic Games introduziu um novo modo de jogo no qual é impossível construir suas próprias estruturas. A decisão foi um tanto polêmica, já que em teoria estaria removendo do jogo o seu maior diferencial: as batalhas de construções.

A verdade, porém, é que ao lançar o Modo Sem Construções a desenvolvedora conseguiu reacender a chama de seu jogo, que vinha perdendo jogadores e popularidade. Jogar sem precisar se preocupar em construir ou em ser totalmente destruído por outros jogadores mais experientes na construção mostrou-se um ponto positivo tanto para muitos veteranos quanto para novatos.

Além disso, a melhor forma de se adaptar ao jogo, conhecer a ilha e aprender mais sobre o metagame é jogar sem preocupações. Por isso é indicado começar a jogar Fortnite sem construções.

3. Aprenda a construir

Apesar do novo modo "sem builds", os modos de jogo tradicionais ainda estão disponíveis e é altamente indicado se aventurar por lá também. Se não quiser começar a aprender a construir já nas partidas para valer, você pode treinar no modo Criativo, onde é possível entrar em partidas com outros jogadores ou sozinho. Alguns minutinhos por dia treinando suas habilidades de construção podem fazer uma grande diferença na hora do "vamos ver".

4. Conheça o mapa

Além das construções, Fortnite também é famoso por estar constantemente em atualização. Diferente de outros jogos do gênero que muitas vezes têm dois ou mais mapas, o jogo da Epic Games tem apenas uma ilha por capítulo... mas ela está em constante evolução.

Quase semanalmente a ilha do jogo sofre algumas mudanças, com alguns locais sendo removidos ou atualizados. Além disso, a cada novo capítulo os jogadores são levados a uma ilha completamente diferente (ainda que muitas vezes trazendo Pontos de Interesse familiares). Conhecer o mapa é essencial, então tire um tempinho para se atualizar acerca das mudanças da ilha toda semana.

5. Adapte-se ao metagame

Assim como o mapa, o meta do jogo está em constante mudança e, por isso, não é recomendado se apegar demais a um único jeito de jogar. Explore outras possibilidades sempre que possível: experimente jogar com armas que você normalmente não usaria, teste os novos itens adicionados e analise quais são os equipamentos mais usados pela comunidade nas últimas semanas. Conheça o metagame de Fortnite e use essas informações a seu favor.

6. Configure os controles

Apesar de já ter algumas opções de controles pré-configuradas, Fortnite permite aos jogadores alterar as configurações de botões em todas as suas versões disponíveis. Desta forma, jogadores podem adaptar as teclas de seus teclados, os botões de seus controles e os comandos em suas telas de toque para terem uma experiência de jogo mais agradável, intuitiva e personalizada.

7. Fale com NPCs

Além dos até 100 jogadores, em todas as partidas de Fortnite a ilha é habitada por uma porção de NPCs. Apesar de terem localizações fixas, suas presenças não são 100% garantidas, então sempre que perceber um personagem não controlado por outros jogadores passeando por aí é sempre uma boa ideia se aproximar e interagir.

Falar com NPCs garante aos jogadores alguns pontos de experiência e pelo menos um item aleatório de graça. Sem contar que cada personagem tem sua própria lojinha, deixando à venda itens como escudos, armas e até serviços muito úteis como fendas de teletransporte e até a opção de serem contratados como "guarda-costas".

8. Evite chamar atenção

A menos que você seja bastante experiente no jogo e já tenha o costume de eliminar dezenas de jogadores por partida, talvez a melhor forma de sobreviver até o final das partidas seja jogando sem fazer alarde. Comece coletando armas, escudos e itens de mobilidade, mas tente evitar conflitos já que o som dos tiros pode atrair outros jogadores.

Não é preciso passar a partida toda escondido, mas se o que você busca é a vitória em Fortnite pode ser interessante ficar quietinho dentro de moitas, casas, prédios, banheiros químicos e até mesmo caçambas de lixo até que restem poucos jogadores vivos.

9. Não ignore loot

Nunca, jamais, deixe de pegar o melhor loot possível durante as partidas. É claro que o nível de habilidade conta, mas muitos combates em Fortnite são decididos pelo loot dos jogadores. É essencial estar sempre com escudos cheios, ter armas de raridade alta para causa mais dano e um ou outro item mobilidade para escapar de situações apertadas.

10. Analise seus erros

Como é de se esperar em um battle royale, apenas o melhor jogador (ou time de jogadores) fica vivo no final. Ou seja: ser eliminado vai acontecer constantemente — mas, acredite, isso pode ser uma coisa boa. Quando alguém te derrotar no campo de batalha, antes de perder a cabeça e se irritar, tente pensar em como a situação poderia ter sido evitada.

Relembre as jogadas, repasse o que você fez ou deixou de fazer, pense no seu loot e em suas ações. Isto vai te deixar menos propício a repetir os mesmos erros em outras partidas (e aproveitar situações nas quais outros jogadores estiverem cometendo erros semelhantes).

11. Assista a partidas de outros jogadores

Uma forma de melhorar sua noção de jogo é assistir partidas de outros jogadores. Seja vendo profissionais ou criadores de conteúdo em plataformas de streaming ou até mesmo alguns jogadores comuns em partidas nas quais você for eliminado, continue assistindo e analisando as jogadas. Assim você pode descobrir novas estratégias e também aprender com os erros e acertos de outras pessoas.

Hora da vitória

Seja você um jogador novato ou alguém que havia deixado o jogo e está retornando agora, com essas dicas em mente, é hora de botar tudo em prática e dominar as partidas de Fortnite Battle Royale! Boa sorte!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.