Square Enix diz que venda de estúdios servirá para investir em blockchain

1 min de leitura
Imagem de: Square Enix diz que venda de estúdios servirá para investir em blockchain
Imagem: II.studio/Shutterstock

A Square Enix explicou que o dinheiro obtido com a venda da Crystal Dynamics, Eidos-Montreal e Square Enix Montreal para a Embracer (dona da THQ Nordic) será utilizado em investimentos em soluções de blockchain, Inteligência Artificial (IA) e nuvem.

“A transação ajudará a companhia a se adaptar às mudanças em curso no ambiente de negócios do mercado global, estabelecendo uma alocação mais eficiente de recursos, o que aumentará valor corporativo, acelerando o crescimento nos negócios principais da empresa no mercado digital do entretenimento”, explica a marca japonesa no documento do acordo.

A informação já havia sido dada por Yosuke Matsuda, presidente da Square Enix, no começo de 2022. Na época, ele contou em uma carta que a marca investiria em NFTs e que a nova estratégia de negócios incluía investimentos em IA, nuvem e jogos em blockchain.

Square Enix

"Intensificaremos nossos esforços para desenvolver um negócio de acordo, com o objetivo de potencialmente emitir nossos próprios tokens no futuro", explicou à época.

Na carta, que causou certa polêmica, Matsuda também chegou a separar o público de video games entre aqueles que “jogam para se divertir” e os que “jogam para contribuir”. Ele sustentou que o segundo grupo não está recebendo a atenção necessária da indústria.

O acordo

A negociação entre Square e Embracer, que foi anunciada nesta segunda-feira (02), envolveu US$ 300 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão na cotação atual). De acordo com a japonesa, o valor também será direcionado para otimizar a estrutura de negócios da empresa e “proporcionará uma oportunidade de alinhar melhor nossa função como publisher em nossa organização localizada em Tóquio”.

Outra explicação dada pela Square Enix é que mesmo com as vendas, os estúdios próprios da companhia fora do Japão continuarão sendo os responsáveis por publicar franquias como Just Cause, Outriders e Life is Strange.

Do outro lado, o repasse do comando da Crystal Dynamics, Eidos-Montreal e Square Enix Montreal para a Embracer significou uma transferência de mais de 50 propriedades intelectuais.

Tomb Raider

Dentre as franquias que mudarão de dono estão Tomb Raider, Deus EX, Thief e Legacy of Kain. Além disso, os mais de mil funcionários que trabalhavam nos estúdios também estão no “pacote” e farão a mudança, tendo que responder ao comando de outros executivos.

A negociação ainda precisa ser chancelada por autoridades antitruste. A expectativa é que tudo deva ser formalizado no máximo até setembro de 2022.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.