GTA: modders vão enfrentar a Take-Two em julgamento no tribunal

1 min de leitura
Imagem de: GTA: modders vão enfrentar a Take-Two em julgamento no tribunal
Imagem: Rockstar Games

A Take-Two, proprietária da Rockstar Games, está processando 14 modders ao redor do mundo. Em setembro deste ano, a empresa entrou com processos contra os programadores responsáveis por criar mods baseados em Grand Theft Auto.

O grupo se recusa a aceitar as acusações e vai encarar a corporação nos tribunais. Os modders estão por trás da criação de mods como o projeto re3, que utiliza uma derivação do código fonte de GTA 3 e GTA: Vice-City. O projeto resultou não apenas em ports dos jogos para Nintendo Switch, Wii U e PlayStation Vita, mas também permite que qualquer usuário interessado em criar mods utilize linhas de programação dos dois jogos obtidas por codificação reversa.

Quando aplicado a Grand Theft Auto 3 e Vice City, o re3 entrega uma experiência de jogo aprimorada em ambos os jogos, com correção de bugs, rotação de câmera, suporte a controles XInput no PC, formato widescreen e ainda remove telas de carregamento quando viajando entre ilhas.

Apesar das melhorias oferecidas pelo mod, a Take-Two não está nada feliz com o trabalho dos modders, acusando-os de saber que "não têm o direito de copiar, adaptar ou distribuir código fonte derivado de GTA e nem elementos audiovisuais dos jogos". A empresa afirma que o mod é uma violação de direitos autorais.

Os programadores, porém, negam as acusações e pedem que o tribunal julgue o caso a seu favor. Segundo eles, a Take-Two não está de forma alguma sendo lesada porque é necessário possuir uma cópia do jogo para que os mods possam ser utilizados ou ports sejam criados. Além disso, eles afirmam que as modificações não contêm "material criado pela Rockstar", como músicas, diálogos ou imagens, por exemplo.

Com o lançamento mal recebido de Grand Theft Auto: The Trilogy — The Definitive Edition, o processo contra os modders não parece ser exatamente benéfico para a imagem da Take-Two. Lançada para ser a versão definitiva de GTA 3, Vice City e San Andreas, a trilogia remaster chegou cheia de bugs, glitches e problemas visuais que muitas vezes tornavam a experiência de jogo bastante frustrante.

Para a surpresa de ninguém, mods já vêm sendo lançados para consertar os erros de GTA Trilogy há alguns dias enquanto a Rockstar não lança um patch oficial para corrigir os diversos problemas encontrados nas remasterizações dos clássicos da série GTA.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.