Nintendo: nova patente traz upscale para 4K no estilo DLSS

2 min de leitura
Imagem de: Nintendo: nova patente traz upscale para 4K no estilo DLSS
Imagem: Nintendo

A Nintendo registrou duas patentes que sugerem potenciais planos da empresa para lançar uma tecnologia de gráficos semelhante do DLSS da Nvidia, capaz de exibir imagens em resolução de até 4k por upscaling. A informação é do Video Games Chronicle.

Os registros, efetuados em março de 2020 mas que só foram publicados no dia 30 de setembro deste ano, falam sobre "sistemas e métodos para conversão de imagens aprendidos por máquina".

Funciona mais ou menos assim: uma determinada imagem é selecionada, dividida em blocos de pixels e cada bloquinho recebe uma espécie de identificação contextual. O sistema então adiciona todos os blocos a uma "matriz de ativação", que utiliza uma rede neural treinada para converter a imagem em uma outra com resolução mais alta.

A patente ainda não foi aprovada e sua aplicação final ainda é um mistério, mas a documentação detalha algumas situações nas quais a tecnologia poderia ser utilizada — e uma delas é bastante parecida com a forma como o Nintendo Switch funciona.

O exemplo utilizado fala sobre como o sistema trabalharia em processo similar ao do console da Big N, rodando jogos em uma resolução mais baixa quando utilizando a bateria interna do aparelho e outra, mais alta, de até 1080p, quando conectado a uma fonte de energia externa ou a uma TV.

Outra situação citada pelo registro como potencial uso para a tecnologia é a aplicação em cloud gaming. Os sistemas baseados em nuvem enviariam para o dispositivo final uma imagem comprimida, de baixa resolução, e a inteligência artificial patenteada faria o upscale para 1080p, oferecendo aos usuários imagens mais bonitas e com latência mais baixa.

Segundo o Video Games Chronicle, embora o diagrama documentado mostre imagens de 540p sendo aprimoradas para 1080p, a patente revela que o processo é capaz de fazer upscaling para resoluções ainda maiores, aprimorando as imagens para até 4k.

De acordo com o site, o documento especifica que "embora os exemplos mostrem a transformação de imagens em 540p para outras em 1080p, as técnicas podem ser aplicadas a imagens de outros tamanhos (por exemplo: 720p para 1080p, 480p para 1080p, 1080p para 1440p, 1080p para 4K, 720p para 4k etc)".

Anteriormente, rumores apontavam para um provável lançamento de um Switch Pro, capaz de reproduzir gráficos de até 4k. A Big N negou os boatos, indicando que a única versão de seu console planejada até agora era o Switch OLED. O novo modelo foi anunciado em julho, com basicamente o mesmo hardware da versão padrão mas trazendo uma nova tela OLED de 7 polegadas sem suporte a 4k.

Imagem: Nintendo Switch Online, 12 meses
Imagem: Tecmundo Recomenda

Nintendo Switch Online, 12 meses

Assine o Nintendo Switch Online por 12 meses para ter acesso a jogos clássicos do NES, realizar partidas online e até garantir uma cópia de segurança na nuvem.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.