menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

PS Store: patentes da Sony revelam evoluções nas páginas de produto

A Sony pretende deixar as novidades e microtransações de cada título mais evidentes na PS Store

schedule26/08/2021, às 12:30

Fonte:  United States Patent & Trademark Office 

Imagem de PS Store: patentes da Sony revelam evoluções nas páginas de produto no tecmundo

Recentemente, a Sony enviou pedidos de patente referentes à PS Store ao órgão responsável nos EUA e as imagens anexos dão a entender que a loja receberá grandes evoluções. São só desenhos, bem rudimentares, mas é possível perceber que a Sony está projetando páginas de produto dinâmicas, que recebam novidades periódicas sobre os jogos, durante todo o ciclo de vida.

Com isso, a ideia é dar destaque para as novas temporadas e eventos, além dos itens diferentes que os jogadores podem comprar a cada atualização, como skins e créditos. Afinal, como a Sony e os próprios jogadores podem perceber, o ciclo de vida dos jogos está bem diferente: mais do que comprar um jogo e, daqui um ano ou dois, comprar uma nova versão, os jogos permanecem os mesmos por anos, mas com updates periódicos. 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Esse novo modelo parece buscar, justamente, um destaque maior para esses updates — que, veja só, são o que mais dá dinheiro para a Sony, atualmente. 

Mas como essas novas páginas vão funcionar?

Ainda não temos detalhes de como serão as novas páginas de produto da PS Store — nem se essas ideias realmente verão a luz do dia. 

As especulações que estão rolando na imprensa são baseadas em um documento entregue pela Sony ao órgão de patentes e direitos autorais dos EUA. O pedido, enviado em maio de 2021, descreve "técnicas para fornecer informações e funções baseadas no ciclo de vida de um video game e contexto de uso". O exemplo dado no documento é de um jogo de corrida hipotético, cuja página de produto dá destaque ao último campeonato. 

Dá para ver o documento inteiro, com 41 páginas, no site do USPTO. Entre tantos desenhos, dá para perceber que as páginas mudam para pessoas que têm ou ainda não compraram o jogo, dando destaque a informações diferentes e contextualizadas. Trazendo um exemplo mais real, a página de Fortnite, por exemplo, poderia destacar o último Battle Pass, ou então a página de Fall Guys poderia destacar cada nova temporada — e por aí vai.

Imagem: United States Patent & Trademark OfficeImagem: United States Patent & Trademark Office

O pedido de patente da Sony foi divulgado no domingo (22), por um usuário do Reddit. Nos comentários, muita gente comentou que uma UI mais amigável seria a melhor "evolução" que a PS Store poderia receber. Além disso, algumas pessoas ficaram surpresas que algo como uma loja de videogame pode ser patenteada — afinal, as mudanças propostas no pedido não estão reinventando a roda, né?

Mas você, o que acha dessa proposta? Que mudanças você gostaria de ver na PS Store? Diga aí nos comentários.


star

Continue por aqui