9 escolhas difíceis que definem as histórias dos games

5 min de leitura
Imagem de: 9 escolhas difíceis que definem as histórias dos games
Imagem: https://dont-nod.com/

Assim como na vida real, os video games nos colocam constantemente em encruzilhadas, dando-nos a responsabilidade não somente para controlar personagens marcantes, mas também para decidir seu destino e de todos os outros que os cercam.

Alguns desses momentos são repletos de drama e de circunstâncias complexas, enquanto outros são mais suaves e trazem consequências menos drásticas. Entretanto, todos eles afetam, de alguma forma, o desenrolar das narrativas — seja de forma visual ou em mecânicas de jogo.

Confira algumas das escolhas mais difíceis que os jogadores têm que enfrentar nos games. Vale lembrar que a grande maioria contém spoilers, então fica o alerta sobre os conteúdos apresentados.

Game of Thrones

Clássico da Telltale, Game of Thrones expandiu o universo de George R.R. Martin com uma narrativa interessante e recheada de escolhas muito difíceis. Em uma delas, quando os irmãos Rodrik e Asher, da casa Forrester, finalmente se encontram, os jogadores se deparam com uma decisão tensa na qual devem selecionar qual dos dois irá se sacrificar para salvar os soldados.

A cena é intensa, pois cada take do momento é exibido com primor. A câmera lenta, a trilha sonora fantástica, o drama no rosto dos heróis; tudo colabora para que o jogador se prenda completamente e entre em estado de desespero por ser obrigado a matar um dos incríveis personagens.

Life is Strange

Life is Strange se tornou um clássico cult da última década ao abordar temas bastante delicados em uma trama voltada para o drama sobrenatural. No game, Chloe e Max criam um vínculo fantástico de cumplicidade e amor, levando o público a imergir em sua relação e ter que tomar muitas decisões difíceis, cada uma com consequências drásticas para a história.

No final, com o surgimento de um enorme furacão que está prestes a destruir Arcadia Bay, é necessário decidir entre salvar a cidade ou salvar Chloe, visto que as constantes viagens de Max no tempo causaram mais problemas do que soluções. Uma escolha moral difícil que, certamente, consagra um emocionante endgame.

Fallout 3

Como RPG de mundo aberto e baseado em escolhas e no carma, Fallout 3 sugere uma série de decisões que determinam o caminho não somente do Lone Wanderer, mas também de cidades inteiras, como no caso de Megaton na missão "The Power of the Atom".

Com um poder devastador em mãos, o jogador pode escolher entre explodir uma bomba atômica em Megaton, erradicando a praga em quilômetros ou desarmar a bomba e salvar algumas almas que habitam a cidade. Nesse momento, é necessário ter skills importantes para ver todos os finais; então, caso já tenha todos os requisitos, sinta-se à vontade para suar um pouco diante de tal decisão.

The Witcher 3: Wild Hunt

Se algum dia você já reclamou que a vida lhe proporciona muitas escolhas difíceis, é porque você nunca conferiu a vida de Geralt de Rívia. Em The Witcher 3: Wild Hunt, o Lobo Branco se vê em centenas de decisões complicadas que determinam não somente seu futuro, mas também a relação com cada um dos personagens do game.

E em vários desses momentos é necessário acertar alguns diálogos e ações pontuais para desenvolver relações mais íntimas com Yennefer e Triss, os principais afetos (e desafetos) do bruxo ao longo do jogo. Até que, em certo instante, o herói deve escolher entre uma das feiticeiras ou até mesmo as duas ao mesmo tempo. Vale lembrar que optar por ser um pouco mais ambicioso resultará em uma cena memorável.

Pokémon

Os clássicos RPGs de Pokémon dos tempos do Game Boy já colocavam os jogadores para realizarem uma escolha bastante difícil no início do jogo: qual seria o primeiro Pokémon do time. Há de se convir que decidir entre Charmander, Squirtle e Bulbasaur foi um momento da vida de muita criança e jovem e que moldou seu caráter.

Far Cry 3

Jason e seus amigos decidem passar uns dias de curtição em uma ilha paradisíaca deserta, até que são atacados por piratas e tudo começa a piorar vertiginosamente. O protagonista de Far Cry 3, nas condições de uma pessoa comum, parte em uma jornada de sobrevivência a fim de resgatar seus amigos sequestrados ao mesmo tempo que cria vínculos com nativos para aprimorar suas habilidades.

No final do jogo, Jason deve escolher entre matar os amigos e permanecer com a nativa Citra ou escapar do local com sua namorada e seus amigos. Dessa forma, todo um contexto de violência, laços e destino é explorado, de forma a dificultar significativamente uma decisão que, caso fosse feita mais para o início do game, seria bem mais fácil.

Resident Evil 7

Apesar de ser um game linear, Resident Evil 7 apresenta um momento capital em que se deve escolher a vida e a morte de duas pessoas queridas. Uma delas é Mia, a esposa de Ethan, que foi parar na casa dos Baker e se tornou uma infectada, tendo surtos de violência e personalidade ocasionais; a outra é Zoe, a voz misteriosa que conduziu o protagonista pelo ameaçador local, salvando a pele do rapaz inúmeras vezes e sendo a responsável por produzir o soro.

A responsabilidade é total do jogador, assim como as consequências.

The Walking Dead

The Walking Dead, da Telltale, é um game recheado de escolhas difíceis, e boa parte delas determina o destino de Lee, que sofre o jogo inteiro para escapar de hordas de zumbis.

Após ser mordido por um comedor de cérebro, tudo parece estar perdido para o protagonista até que, no fim do capítulo quatro, uma serra é encontrada no necrotério do hospital. Resta ao jogador decidir entre cortar o braço infectado de Lee ou deixá-lo no corpo e aceitar o que vier. Apesar de a decisão ser um pouco óbvia, especialmente para os fãs do gênero sobrevivência, o contexto garante uma "chantagem emocional" que não facilita nem um pouco as coisas.

GTA IV

Sim, a franquia GTA também teve seus momentos de decisões difíceis que geram repercussões na história, mais especificamente no quarto game da saga. Na busca pelo homem que traiu sua unidade militar há 15 anos, Niko Bellic se vê em um verdadeiro caos social ao mesmo tempo que procura viver o célebre Sonho Americano.

No desenrolar da história, o protagonista finalmente encontra seu nêmesis, Dimitri Rascalov, e tem a opção de concluir sua vingança. Ao matá-lo, a namorada de Niko se torna vítima da máfia durante o casamento de seu primo; ao poupá-lo, o próprio primo de Niko vira a vítima no evento. Essa é mais uma decisão difícil com consequências de longo prazo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.