10 jogos que completam 20 e 25 anos em 2021

5 min de leitura
Imagem de: 10 jogos que completam 20 e 25 anos em 2021

Depois de conferir a lista com 10 jogos que completam 30 e 35 anos em 2021, é hora de conferir os títulos que, neste ano, comemoram 20 e 25 anos de existência. Em nossa lista, há games que marcaram o início de franquias importantes, como Diablo, Resident Evil e Pokémon, e outros que consagraram de vez séries já existentes, como Final Fantasy e GTA.

Confira nossa lista com os jogos que completam mais de 2 décadas em 2021:

25 anos (1996)

1. Resident Evil

A famosa franquia da Capcom que recriou o gênero survival horror teve seu primeiro capítulo lançado em 1996. Na época, o jogo chamava atenção pelo clima de terror e pelos quebra-cabeças que precisavam ser solucionados para avançar no game.

Resident Evil recebeu seu primeiro jogo em 1996Resident Evil recebeu seu primeiro jogo em 1996.Fonte:  Wikipedia 

Hoje, a franquia é uma das mais importantes da Capcom e recebeu um novo game em maio deste ano. Além disso, Resident Evil ganhará uma nova animação e uma série, ambas exclusivas na Netflix.

2. Diablo

O game de RPG da Blizzard que conquistou o mundo chegou no último dia de 1996. O título chamava atenção pela violência explícita e por trazer uma série de inovações, como um sistema randômico de fases e visão isométrica.

Diablo foi lançado no último dia de 1996Diablo foi lançado em 31 de dezembro de 1996.Fonte:  GOG 

Vinte e cinco anos depois, estamos à espera do lançamento do quarto game, que não deve chegar ao mundo antes de 2022. Entretanto, uma versão remasterizada de Diablo 2 e a versão mobile, chamada de Diablo Immortal, têm previsão de lançamento para este ano.

3. Super Mario 64

Considerado por muitos como a versão mais icônica da franquia, Super Mario 64 foi lançado 25 anos atrás com o console Nintendo 64. Na época, o game inovou por trazer gráficos 3D e ambientação livre, diferente da plataforma 2D que era padrão nos video games anteriores.

Super Mario 64 foi um dos primeiros games lançados para o Nintendo 64Super Mario 64 foi um dos primeiros games lançados para o Nintendo 64.Fonte:  Nintendo 

O game ganhou uma versão melhorada para Nintendo Switch em setembro do ano passado. Ela estava inclusa na coletânea Super Mario 3D All-Stars — que reúne, além de Super Mario 64, os jogos Super Mario Sunshine e Super Mario Galaxy. Curiosamente, a coletânea parou de ser vendida em 31 de março, em uma decisão da Nintendo para torná-la um item único e raro.

4. Pokémon Red e Green

A popular franquia de capturar monstrinhos veio ao mundo, no Japão, em fevereiro de 1996 com os jogos Pokémon Red e Green. Vendidos separadamente, cada cartucho contava com criaturas diferentes, que poderiam ser trocadas com outros jogadores usando o cabo Game Link do portátil Game Boy.

Pokémon Red foi o primeiro jogo da franquia, ao lado de Pokémon GreenPokémon Red foi o primeiro jogo da franquia, ao lado de Pokémon Green.Fonte:  Nintendo 

Mesmo fazendo um enorme sucesso, os jogos só chegaram na América do Norte 2 anos depois, com a versão Green sendo substituída pela Blue. Para completar, o game ainda ganhou uma versão Yellow, na qual se começava a jornada com uma criaturinha amarela chamada Pikachu.

5. Tomb Raider

Parece que foi ontem, mas já se passaram 25 anos desde que o mundo foi apresentado a Lara Croft. A primeira aventura da heroína foi lançada em outubro de 1996 para SEGA Saturn e, posteriormente, PlayStation One e PC.

25 anos atrás o mundo conheceu pela primeira vez a heroína Lara CroftHá 25 anos, o mundo conheceu a heroína Lara Croft.Fonte:  Tomb Raider Fandom 

Além do "realismo" de Lara na época, o game chamava atenção pela liberdade do jogador de explorar tumbas, cavernas e calabouços. Isso sem falar no sistema de combate, que permitia atirar com duas pistolas e realizar saltos acrobáticos ao mesmo tempo.

20 anos (2001)

1. Halo

Uma das franquias mais famosas do Xbox ganhou seu primeiro jogo em 2001. Chegando como uma das principais apostas do primeiro Xbox na época, mal sabiam os jogadores que aquele era apenas o início de uma longa jornada.

Halo: Combat Evolved chegou a ganhar uma versão remasterizada recentementeHalo: Combat Evolved chegou a ganhar uma versão remasterizada recentemente.Fonte:  Steam 

O jogo recebeu um remake em 2011 com gráficos e jogabilidade atualizada e uma versão melhorada no Steam no ano passado. Vale lembrar que, em 2021, a franquia deve receber mais um título: Halo Infinite. Entretanto, até o momento, ainda não há uma data exata de lançamento.

2. GTA 3

Embora GTA já tivesse três títulos lançados em 2001, foi com GTA 3 que a franquia explodiu em popularidade. Apresentando um game em terceira pessoa com um mundo livre para ser explorado, o jogo foi o mais vendido do ano com mais de 17 milhões de cópias, o que fez que ele entrasse para a galeria de grandes franquias.

GTA 3 foi o primeiro jogo da franquia em mundo abertoGTA 3 foi o primeiro jogo da franquia em mundo aberto.Fonte:  Steam 

Em contrapartida, o excesso de violência e o apelo sexual do jogo fizeram que muitos críticos tentassem promover boicote e proibição da venda do jogo. Porém, isso só fez que a curiosidade e o sucesso do game aumentassem ainda mais.

3. Silent Hill 2

O segundo capítulo da franquia de terror da Konami teve seu desenvolvimento iniciado logo após o término do primeiro jogo. Silent Hill 2 chegou aos consoles 128 bits como um dos mais esperados do ano. E a expectativa não foi em vão, já que o game é considerado por muitos o melhor da franquia.

Silent Hill 2 foi um dos melhores jogos da geração 128 bitsSilent Hill 2 foi um dos melhores jogos da geração 128 bits.Fonte:  Kotaku 

O jogo ficou marcado também por conter diversos momentos memoráveis. Entre eles, a  cena de James se olhando no espelho e a primeira aparição do temível inimigo Pyramid Head.

4. Super Smash Bros. Melee

O segundo jogo da franquia Super Smash Bros. foi lançado no fim de 2001. O sucesso foi tanto que o game detém o recorde de título de Game Cube mais vendido da história.

Super Smash Bros. Melee foi o game mais vendido para o Game CubeSuper Smash Bros. Melee foi o game mais vendido para o Game Cube.Fonte:  Twitter 

E boa parte desse sucesso deve-se à qualidade que o jogo apresentava. Além de gráficos impressionantes para a época, ele trazia uma jogabilidade divertida, que criava combates únicos para o gênero de luta.

5. Final Fantasy X

O décimo título da franquia numeral de Final Fantasy também foi o primeiro na geração 128 bits. Nele, controla-se Tidus, um astro do Blitzball que, durante uma partida, é sugado para outro mundo, cerca de mil anos à frente.

Final Fantasy X foi o primeiro game da franquia para a geração 128 bitsFinal Fantasy X foi o primeiro game da franquia para a geração 128 bits.Fonte:  Steam 

O game também foi um sucesso de vendas, tanto que rendeu a continuação Final Fantasy 10 - 2, lançada em 2003.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.