Jogamos Spider-Man: delícia “swingar” pelos prédios e combate é bem Arkham

3 min de leitura
Imagem de: Jogamos Spider-Man: delícia “swingar” pelos prédios e combate é bem Arkham

Uma das maiores promessas da Sony na biblioteca de exclusivos do PS4 este ano é o Spider-Man da Insomniac, a visão que a carismática desenvolvedora dará para Peter Parker e companhia. O jogo foi anunciado na E3 2016 e, desde então, tem sido amplamente divulgado pela Sony. O Voxel teve, enfim, a oportunidade de botar as mãos nele durante a E3 2018. Confira o nosso gameplay aqui em cima!

Alguns fantasmas assombravam os jogadores com as divulgações em massa: o combate está muito “automatizado”? A narrativa vai respeitar o legado do Aranha? E os vilões: que tratamento terão? E aquele monte de QTEs? Sentimos o gameplay por cerca de 15 minutos e constatamos a maior delícia que o jogo apresenta: lançar teias pelos arranha-céus de Nova York é, de fato, uma sensação maravilhosamente relaxante.

djgj

Uma Nova York cheia de atmosfera

Na demo, conseguimos explorar uma pequena região da parte oeste de Nova York, um pouco mais distante do Central Park e perto da 5ª Avenida, que praticamente corta toda aquela região principal. O teioso se movimenta com rapidez no ar e na terra firme; as “swingadas” que o herói dá resultam em piruetas, rodopiadas e outras acrobacias que fluem naturalmente.

Basta apertar o R2 e ser feliz. É muito fácil conduzir o Aranha, e o melhor: você faz isso sem se desgovernar. A melhor referência que você tem do amigão da vizinhança nos games, além de tooooodas as passagens por outros jogos, é aquela inesquecível aventura do PS1, certo? Essas memórias vão vir à tona, só que, naturalmente, moldadas a 2018.

Enquanto se balança pelo céu, Parker gruda em paredes, lança a teia em postes, gira, salta em rápido impulso, usa helicópteros de carona e, no meio do caminho, solta aquele monte de piadas que ignoram o perigo. Parece ser, até aqui, um legítimo Homem-Aranha.

dfhfh

O combate à la Arkham

Aquele monte de QTEs dos primeiros trailers mal apareceram aqui; esses momentos certamente estão reservados para batalhas contra bosses ou outros embates cruciais diretamente ligados à narrativa principal. Porque, sim, existe todo um background secundário contado por meio das mochilas que o Aranha encontra espalhadas pela cidade. A mochila é um dos colecionáveis oferecidos no mundo aberto.

Pelo menos duas batalhas contra bandidos apareceram na demo. A movimentação é aquilo que você já imaginava mesmo: claramente inspirada na série Batman Arkham, isto é, com alertas diante da iminência de um ataque ao Aranha, só que com mais uso da esquiva. As ofensivas são rápidas e misturam socos e chutes alternados em velocidade; armas de fogo representam perigo máximo e requerem que você salte aos bandidos que estiverem portando esse equipamento antes dos outros. Livre-se deles de uma vez. Bastam poucas balas para você cair.

As esquivas também apresentam boa alternância: ao pressionar círculo, Spider-Man desliza por debaixo das pernas dos oponentes, dá mortais e rodopia igual os Power Rangers em saltos acrobáticos. É até relaxante assistir a isso. A pancadaria não exige tanta habilidade, mas há boas combinações. Também é possível usar objetos do ambiente – como caixas, canos e afins – ao pressionar L2 + R2 quando exibidos na tela.

hndj

O boss: Shocker!

Infelizmente não foi possível capturar imagens do Shocker porque tínhamos um tempo limitado de gravação do vídeo que abre esta matéria, mas eu o derrotei com as câmeras desligadas. O vilão estava num esconderijo próximo a um banco. Pouco contexto foi apresentado naquele ponto da história para evitar spoilers. O objetivo se resumia a chegar a um local X e enfrentar o oponente.

A luta foi instigante do começo ao fim; Shocker lançava um monte de parafernálias para cima do teioso num cenário fechado, coberto, mais ou menos circular. Ao rodear o ambiente, algumas oportunidades mostravam as brechas do malfeitor. O teto também deve ser usado a favor do herói. Não se resume a ir pra cima e partir pro sopapo; é preciso usar esquivas e esperar por oportunidades de ataque.

Depois de um tempo, o vilão assume um novo padrão de ataques. O desfecho, este sim, reserva algumas QTEs – e isso, na verdade, é um colírio aos olhos para você relaxar após a batalha.

Por enquanto é isso. Spider-Man será lançado no dia 7 de setembro exclusivamente para PS4. Como estão suas expectativas? Conte para nós aqui embaixo, na seção destinada aos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.