Já parou para pensar sobre a forma com que os deficientes auditivos se comunicam nos smartphones? Ou melhor, o que acontece quando precisam fazer uma reclamação ou necessitam da ajuda da operadora? Pensando nisso, a Vivo anunciou uma nova modalidade de atendimento pensando nos clientes surdos. Trata-se de um aplicativo que conecta o usuário com profissionais que dominam a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A plataforma está em desenvolvimento e ainda não foi lançada.

A legislação brasileira obriga as empresas a terem um atendimento especial a esse público, porém atualmente o que se vê são apenas soluções via chat. No entanto, esse formato se restringe apenas a uma parte da população, pois, segundo um estudo do IBGE, o Brasil tem 9 milhões de deficientes auditivos e, de acordo com a Vivo, 70% dessas pessoas não leem nem escrevem em português.

A empresa afirmou que o aplicativo está em fase de testes com os funcionários, nos quais estão previstos cursos sobre a Libras, desenvolvimento de sistemas e integração. A operadora se mostrou confiante com a novidade e disse que, assim que o app for liberado, garantirá a autonomia e cidadania dos clientes.  A data de lançamento ainda não foi especificada e a plataforma está prevista para chegar aos smartphones e tablets.

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