Este vídeo mostra por que você não deve acreditar em todo viral no YouTube

1 min de leitura
Imagem de: Este vídeo mostra por que você não deve acreditar em todo viral no YouTube

O ator australiano Adrian Gee ficou bastante famoso na internet nas últimas semanas. Ele mantém um canal bastante visitado no YouTube no qual publica vídeos com experimentos sociais ou pegadinhas. Neles, alguma situação delicada é colocada diante das pessoas e suas reações são registradas pelas câmeras.

No último dia 2, Adrian Gee publicou o vídeo que veio a ser o seu maior sucesso como YouTuber: “The Real Blind Man Honesty Test (Social Experiment)” mostrava em seus pouco mais de quatro minutos como as pessoas reagiriam quando um homem cego pedisse a eles para trocar uma nota de dinheiro. O problema é que, no vídeo, o deficiente visual pede aos transeuntes para trocar uma nota de 5 dólares e entrega a eles uma nota de 50.

Desmascarando o falso viral

As reações são as mais diversas, desde gente que avisa ao homem que a nota que ele sacou não é o que ele realmente acha até malandros que conseguiram tomar a grana do deficiente visual dos jeitos mais absurdos possíveis. O vídeo chamou atenção de muita gente e foi assistido mais de 2 milhões de vezes no YouTube.

Porém, uma reportagem do jornal Today Tonight, da cidade australiana de Adelaide, desmascarou a produção ao descobrir que todos os participantes da pegadinha – no caso, os transeuntes – eram atores contratados pela equipe de Adrian Gee. Ao ser confrontado, o ator fingiu não saber do que se tratava e negou conhecer os atores mesmo com o repórter mostrando páginas impressas com o perfil dos contratados em um site de atores, alguns deles, inclusive, sendo amigos de Gee nessa rede social.

Com o rabo entre as pernas

Após o confronto, Adrian Gee e seu produtor resolveram abandonar a entrevista sem dar maiores explicações. Alguns dos atores que participaram das filmagens deram depoimento para a reportagem e se mostraram indignados com o fato dos vídeos terem sido veiculados como realidade, e não uma encenação.

Os outros vídeos produzidos por Adrian Gee são terríveis: neles, ele incomoda diversas pessoas nas ruas e outros locais públicos e, mesmo que os participantes sejam atores, o conteúdo que se passa por realidade é de extremo mau gosto.

Moral da história: nem todo viral que você vê na internet é verdadeiro.

Você conhece outros vídeos virais que eram falsos? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.