Intel projeta tecnologia capaz de proteger motoristas da desatenção

1 min de leitura
Imagem de: Intel projeta tecnologia capaz de proteger motoristas da desatenção
Imagem: MN IT Services

Uma parceria entre a Intel e a Seeing Machines está produzindo uma tecnologia automotiva que pode salvar muitas vidas no futuro. Trata-se de um protótipo que rastreia os olhos do motorista e analisa se o condutor está ou não olhando para a estrada.

Combinado com sensores externos, o equipamento da Intel alerta o piloto sobre obstáculos na estrada caso ele não esteja com o olhar direcionado ao para-brisa do veículo. O projeto consiste em uma câmera acoplada ao volante integrada com o sistema eletrônico do carro, que, em teoria, pode tomar diversas ações para prevenir um acidente, como frear ou estabelecer limites de velocidade.

Por enquanto, apenas um conceito

Atualmente, trata-se apenas de um protótipo, com espaço para muitas melhorias e alterações. O carro demonstrado com a tecnologia é um Jaguar, mesma marca por trás do projeto de interfaces integradas com realidade aumentada nos vidros do veículo. Confira o funcionamento do dispositivo no vídeo abaixo:

A tecnologia pode ser muito avançada, mas talvez apareça em nosso cotidiano mais rápido do que o esperado. Você confiaria neste sistema para te proteger de sua desatenção?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.