Jaguar trabalha em vidro que cria um “carro fantasma” para ser seguido

1 min de leitura
Imagem de: Jaguar trabalha em vidro que cria um “carro fantasma” para ser seguido

O futuro dos carros promete ser promissor. Uma das inovações mais evidentes que despontará nos próximos anos é o uso da realidade aumentada, para identificar potenciais perigos, trilhar caminhos, entre diversos outras utilidades.

Seguindo nesta linha, a Jaguar apresentou um vídeo no YouTube que mostra um vidro que envolve todo o carro e que faz  uso dessa tecnologia. Uma das aplicações mais espantosas é a criação de um “carro fantasma”, uma representação holográfica de um carro que se move na frente do veículo para indicar um caminho.

É o futuro da navegação de mapas. Segundo o vídeo, o holograma poderá ser usado para dirigir em “estradas urbanas congestionadas”, mas evidentemente seus recursos serão muito mais abrangentes, com clara aplicação em traço de rotas.

Pilares e sistema de alerta

A Jaguar também demonstrou outras aplicações da tecnologia, como os “pilares transparentes”, que revelam imagens das ruas escondidas pelas estruturas do carro, como pedestres, ciclistas e outros veículos. Esses pilares ficam localizados em diversos pontos do carro e serão cobertos por câmeras externas.

Outra novidade muito interessante é um sistema de alerta para o motorista. Quando um carro está próximo, um sinal visual é emitido na tela. Se um pedestre estiver no campo de visão, ele aparecerá circulado de forma bem visível para o motorista, como é possível perceber na imagem acima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.