Recurso de artigos instantâneos será criado no Twitter com ajuda da Google

1 min de leitura
Imagem de: Recurso de artigos instantâneos será criado no Twitter com ajuda da Google
Imagem: Bindness Etc

Um recurso relativamente novo que muitas redes sociais estão utilizando para facilitar a navegação dos usuários em artigos compartilhados é o chamado “Instant Article” ou artigo instantâneo.

A rede social incentiva os desenvolvedores de conteúdo a inserir nas páginas algumas funcionalidades que podem ser utilizadas exclusivamente nesse tipo de visualização.

Seu funcionamento é simples: quando você abre notícias, artigos ou páginas que estão sendo veiculados por uma rede social que você está visitando através de dispositivos móveis, em vez do conteúdo ser redirecionado para o navegador – o que leva tempo e gasta mais dados –, o próprio app que você está usando permite a visualização daquilo que você abriu.

Funcionalidade na moda

Esse recurso já vem sendo usado há  algum tempo pelo Facebook mobile e além de mais rapidez na navegação, a rede social incentiva os desenvolvedores de conteúdo a inserir nas páginas algumas funcionalidades que podem ser utilizadas exclusivamente nesse tipo de visualização.

Seu sucesso foi tanto que agora o Twitter vai se unir à Google para implementar artigos instantâneos na rede social dos 140 caracteres. A ideia é facilitar para os dois lados: tanto para criadores – que terão seus conteúdos compartilhados mais eficazmente – quanto para os leitores, que conseguirão acessar o que desejam com mais rapidez, praticidade e funcionalidades exclusivas.

Para quem quiser usar

Usuários do Twitter ou da ferramenta de busca do Google vão poder clicar naquilo que querem ler e imediatamente a página será mostrada. E ainda há um diferencial: o recurso que está sendo desenvolvido pelas duas empresas será um projeto de código aberto com a esperança que outras companhias de tecnologia a adotem também.

Apesar de tudo ainda estar em fase de desenvolvimento e das duas empresas ainda estarem definindo os termos do acordo com os desenvolvedores e criadores de conteúdo, muito em breve podemos nos deparar com esse novo recurso já implantado no Twitter, facilitando muito nossa navegação pelas tantas coisas que são compartilhadas nessa rede social ultimamente.

O que você acha do recurso artigo instantâneo que algumas redes sociais oferecem? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.