Já faz algum tempo que o Twitter permite que os usuários testem as novidades do aplicativo oficial do Android antes que ele seja lançado no mercado. Como muitos desenvolvedores fazem, o Twitter sempre disponibiliza a fase Beta dos sistemas, permitindo que as pessoas experimentem novas funções e até mesmo informem sobre erros antes de a edição estável estar disponível nas lojas de aplicativos.

Agora, o Twitter vai um pouco além e traz também a fase Alpha para testadores voluntários — seguindo os mesmos passos do Facebook, que começou a permitir isso recentemente. Por enquanto, apenas os participantes do Twitter for Android Experiment Google Group estão sendo convidados a participar desse novo projeto, mas é possível que outras pessoas sejam incluídas no programa no futuro.

Segundo o que o próprio Twitter informou às pessoas que fazem parte da comunidade Beta, o projeto “também vai dar oportunidades para que seja dado feedback direto e colaborações via fórum”, por isso os desenvolvedores e usuários vão poder desempenhar papeis mais ativos no teste de novas funções e também na localização de possíveis bugs relacionados ao aplicativo do Twitter para Android.

Ainda não há qualquer informação sobre quais serão as primeiras funcionalidades experimentadas pelo novo grupo de “alpha-testers”, mas é bem possível que vejamos os primeiros resultados disso já no começo do ano que vem.  Com o novo projeto, o Twitter pretende fazer com que haja mais interação com a comunidade de desenvolvimento já nas fases iniciais de cada nova ferramenta. 

Cupons de desconto TecMundo: