(Fonte da imagem: Reprodução/Phone Arena)

O Facebook quer melhorar a experiência do usuário com a interface do seu aplicativo para Android. Desde junho, a empresa recebe comentários, sugestões de aprimoramento e relato de problemas encontrados pelos usuários através do programa Beta de testes com o app.

Nesses quatro meses, o programa tem ajudado a empresa a entender a diversidade de uso da ferramenta e a eliminar os casos de problemas ou mau funcionamento. Com mais de 1 milhão de usuários ativos na plataforma beta ao redor do mundo, com pessoas de 150 países e utilizando até 50 aparelhos diferentes, o Facebook consegue ter respostas mais imediatas sobre seu aplicativo e obter dados sobre o desempenho do app em diferentes versões do sistema operacional e em aparelhos com configurações distintas de hardware.

Com esse programa, o Facebook diz já ter conseguido solucionar problemas antes das atualizações chegarem ao público geral; são casos que passariam despercebidos pela empresa não fosse a resposta dos usuários cadastrados nessa plataforma.

Programa para a fase de desenvolvimento

Com base nessa experiência, o Facebook resolveu lançar um novo programa com a participação dos usuários. Com o objetivo de ter respostas em estágio ainda mais inicial de desenvolvimento, o Alpha permite que as pessoas conheçam funções, ferramentas e design em caráter experimental do aplicativo para aparelhos Android.

O engenheiro-técnico responsável pelo programa, Christian Legnitto, informa no blog oficial da rede social que o aplicativo alpha não é para qualquer um; como é uma ferramenta voltada para testes de programação, o app apresenta muita instabilidade, mudança de aparência, comportamento e formato, com recursos que aparecem e somem de uma hora para outra.

Para quem se interessar em participar desse programa e oferecer respostas ao Facebook para o aprimoramento do aplicativo para Android, seguem algumas etapas de inscrição:

  1. Entrar no grupo Facebook for Android Alpha Testers
  2. Permitir os downloads do programa alpha clicando em “Become a Tester” na Play Store (precisa entrar no grupo antes)
  3. Atualizar o app do Facebook na Play Store
  4. Permitir as atualizações automáticas do app
  5. Informar problemas e enviar sugestões através do item “Report a Problem”

O Facebook informa ainda que o programa Alpha vai funcionar de maneira bem similar ao Beta, e espera com isso ter respostas ainda mais rápidas, em estágio ainda mais inicial de desenvolvimento, sobre as modificações e funcionalidades do seu aplicativo para sistema Android.

Cupons de desconto TecMundo: