Dica: como ativar o modo de economia Doze do Android M em outros celulares

1 min de leitura
Imagem de: Dica: como ativar o modo de economia Doze do Android M em outros celulares

O serviço que promete encerrar a atividade de apps que rodam em segundo plano enquanto o aparelho está longe das tomadas ganhou uma versão compatível com sistemas que rodam o Android 4.1 ou versões superiores. Inaugurada junto do lançamento do Android 6.0, a ferramenta Doze agora pode ser usada até mesmo por celulares ou tablets que não contam com a mais recente versão do SO da Google.

Diferente do modo de economia de energia do Android Lollipop e com particularidades dissonantes também da versão oficial de Doze para o Android M, a versão alternativa do app funciona no momento em que a tela do gadget é desligada. Informações recebidas e enviadas por apps são bloqueadas sem que o WiFi e os dados do telefone sejam desligados, o que garante uma economia considerável de energia.

Neste tutorial, você vai aprender a gerenciar a ferramenta baseada nas ações de Doze lançada para smartphones que rodam versões inferiores ao Android M. Deseja manter um serviço ativo mesmo quando o modo de controle de bateria entra em ação? Aprenda agora a gerenciar as opções de Doze e a otimizar a duração de sua bateria.

Baixe o app e conceda permissões

O download de Doze pode ser feito via Google Play, por meio deste link (não é necessário possuir root para que o app seja executado). Uma vez finalizado o download, a permissão de acesso a uma Rede Particular Virtual (VPN) terá de ser concedida – essa opção permite que o tráfego de internet seja monitorado pelo serviço. Clique em “Confio nesse aplicativo” e em “OK” para que a seleção dos aplicativos que deverão se manter ativos mesmo durante a atuação de Doze possa ser feita.

Gerencie as preferências do serviço

Abra o app e então consulte as opções de gerenciamento através do ícones localizados à direita e à esquerda do cabeçalho: no ícone que representa o comando de brilho, os serviços que devem manter sua atividade mesmo quando Doze estiver ativado podem ser selecionados; na figura de engrenagem, as condições para a desativação do aplicativo de economia de energia podem ser definidas.

Que tal conferir mais dicas sobre como economizar energia no Android? Visite esta página e faça com que seu aparelho consiga passar mais de um dia longe das tomadas.

...

Quais procedimentos você aplica ao seu celular para economizar bateria? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.