10 apps para aumentar a duração de bateria do seu Android

4 min de leitura
Imagem de: 10 apps para aumentar a duração de bateria do seu Android

(Fonte da imagem: Shutterstock)

Os smartphones se fazem cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Mais do que simplesmente realizar chamadas e enviar mensagens de texto, hoje em dia esse tipo de aparelho é usado para tirar fotos, ouvir música, editar documentos, navegar pela internet, monitorar sua saúde, servir como lanterna, entre várias outras utilidades.

Porém, para executar tantas tarefas diferentes, e muitas delas ao mesmo tempo, esses gadgets apresentam um consumo bem alto de energia — o que é a principal crítica de muitos donos de smartphones.

Alguns modelos mais recentes e avançados, como o HTC One M8 e o Samsung Galaxy S5, possuem funções nativas especiais (que vão além dos tradicionais modos de “economia de bateria”) e bastante eficientes para prolongar o tempo de uma carga.

Mas não se desespere se você ainda não tem ou deseja comprar um desses dispositivos: saiba que existe uma infinidade de softwares que podem ajudar você a poupar a bateria do seu celular e permitir que ele permaneça o máximo possível longe da tomada. Vamos à nossa seleção de apps!

1. One-Touch Battery Saver

O grande atrativo deste aplicativo é a facilidade com a qual você pode colocá-lo em funcionamento. Basta um simples toque na tela, sobre o widget certo para que o One-Touch Battery Saver entre em ação, economize energia e poupe seu gadget para que, quando você mais precise, não fique na mão.

2. ZDbox

O ZDbox é um programa que reúne oito funções úteis para o sistema operacional do robozinho verde, incluindo monitorador de bateria e de tráfego de dados, bloqueador e desinstalador de aplicativos, finalizador de tarefas e eliminação de dados desnecessários. Além disso, ele é capaz de mover softwares para o cartão de memória SD e oferece mecanismo para silenciar completamente o aparelho, desligando todo e qualquer tipo de aviso sonoro.

3. Battery Doctor by Ksmobile

Você não aguenta mais perder ligações importantes ou ficar incomunicável por não ter bateria? Então este app pode ser de grande ajuda, isso porque ele estima e otimiza o tempo de bateria restante. Para isso, o Battery Doctor exibe vários recursos do SO e logo ao lado de cada um deles o período que você ganharia caso tal funcionalidade estivesse desligada.

4. Android Booster FREE

Faça seu Android render muito mais com o Android Booster, um gerenciador de recursos completíssimo. Com ele, você pode conferir todos os dados do sistema, detectar falhas, conferir o uso de memória e ainda ficar de olho no rendimento da bateria, com detalhes de tudo o que você ainda pode fazer com a carga atual.

5. BatteryXL - Battery Saver

Para tentar controlar o gasto excessivo de bateria, o BatteryXL é uma ótima pedida. A explicação é simples: ele permite que você crie um perfil do usuário, determinando ações automáticas que podem ajudar a economizar energia e evitar que você seja pego de surpresa, sem bateria no telefone nos momentos mais inoportunos.

6. Battery Defender

Battery Defender é um utilitário de otimização de bateria que se destaca por oferecer soluções práticas e eficientes. O programa exibe várias informações relevantes, incluindo o percentual de carga, a temperatura e a voltagem utilizada no momento. Além disso, ele fornece um painel de atalhos que permite gerenciar a conexão WIFi ou com rede de dados, o GPS, o Bluetooth e o brilho da tela.

7. JuiceDefender - Battery Saver

Visando reduzir o consumo de energia, este app trabalha especialmente com as configurações de internet e desabilita softwares que não estão sendo utilizados no momento. O JuiceDefender possui três perfis pré-estabelecidos, com diretrizes estipuladas para poupar a bateria do aparelho de modo balanceado, agressivo ou extremo. Os dois primeiros perfis estão disponíveis na versão gratuita.

8. GO Battery Saver &Power Widget

Sem dúvida, GO Battery Saver &Power Widget é um dos aplicativos mais completos que você vai encontrar para aumentar a autonomia de uso do seu smartphone ou tablet. Ele traz inúmeras funções, as quais você pode personalizar para diminuir o gasto excessivo de energia. Com um toque você ativa um perfil pré-definido e pode visualizar o tempo que ainda tem de bateria para utilizar.

9. Tasker

Este programa á uma poderosa ferramenta de automatização para pessoas com conhecimentos avançados no Android e que querem aumentar a produtividade do seu aparelho e, de quebra, poupar um bocado de energia. Com o auxílio de atalhos e ações específicas, o Tasker consegue automatizar qualquer tarefa, incluindo o ajuste de fotos, o envio de mensagens e o corte de atividades de baixa prioridade.

10. Autorun Manager

Tendo uma interface simplificada em forma de lista, o Autorun Manager permite que você confira e defina quais tarefas e apps podem ou não serem carregados durante a inicialização do sistema ou de maneira automatizada, sem que você precise necessariamente executá-los. Com isso, você evita a sobrecarga de processamento do dispositivo e, consequentemente, reduz o consumo de bateria.

Boas práticas

É válido salientar que você não precisa necessariamente instalar um programa no seu gadget para fazer com que as cargas de bateria dele durem mais. Há algumas “boas práticas” que podem colaborar muito para a economia do consumo de energia do seu smartphone ou tablet.

Entre essas ações, estão diminuir o brilho de tela, evitar papéis de parede dinâmicos, manter recursos de conectividade (como WiFi, 3G, Bluetooth e GPS) desligados quando não utilizados, desabilitar as sincronizações automáticas, reduzir o tempo que o display permanece ligado e mais. Para saber tudo que é possível fazer nesse sentido, não deixe de ler este artigo.

.....

Obviamente, esses são apenas alguns exemplos de softwares e sugestões de hábitos de uso que podem poupar a bateria do seu celular. Conhece mais alguma dica ou app bacana para isso? Compartilhe suas experiências com a gente e os outros leitores por meio da nossa seção de comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.