Windows 10: como desinstalar apps de fábrica por meio do prompt de comandos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como desinstalar apps de fábrica por meio do prompt de comandos

Serviços nativos presentes no Windows 10 como “Calculadora”, “Mapas”, “Loja” e “Notícias”, por exemplo, de fato se mostram úteis a tarefas cotidianas. Mas e se outros assistentes pessoais estiverem instalados em seu computador? Além de gerar redundância para a execução de ações, como durante a visualização de fotos ou reprodução de músicas, os recursos dispensáveis ocupam espaço no HD e podem, ainda, rodar em segundo plano – o que gera também o consumo de memória RAM.

Neste tutorial, você vai aprender a desinstalar os aplicativos que acompanham a mais recente versão do SO da Microsoft. Consulte todos os programas armazenados por sua máquina, verifique quais deles podem ser removidos e desafogue seu Windows 10 por meio de linhas de comandos simples.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atenção: não desinstale programas ou extensões usados pelo sistema. Na dúvida, mantenha o aplicativo instalado. Deseja otimizar o desempenho de seu Windows 10? Saiba como desabilitar a execução do serviço em segundo plano aqui.

1 – Veja quais programas estão instalados

Clique sobre a caixa de pesquisas localizada junto do “Menu Iniciar” e digite o comando “PowerShell”, sem aspas. Aperte “Enter” e, em seguida, visualize todos os programas instalados em sua máquina através do código “Get-AppxPackage -Usernome do usuário’” – digite o comando sem aspas e, em “nome do usuário”, informe seu login. Se a conta de administrador estiver sendo usada, basta digitar “Get-AppxPackage” e pressionar “Enter” para que os apps instalados sejam exibidos.

2 – Desinstale o aplicativo desejado

Identifique o nome do aplicativo em “Name” e copie o endereço mostrado pela opção “PackageFullName”. Para desinstalar o programa, informe o comando “Remove-AppxPackage PackageFullName”, substituindo "PackageFullName" pela linha copiada referente ao nome do programa, e aperte “Enter”.

Por exemplo: para excluir a aplicação Candy Crush Saga, o seguinte comando teve de ser informado em nosso caso: “Remove-AppxPackage king.com.CandyCrushSaga_1.652.00_x86__kgqvnymyfvs32”, sem aspas.

A desinstalação de programas nativos do Windows 10, como “Calculadora” ou “Mapas”, pode ser feita da mesma forma. Antes de prosseguir, certifique-se, portanto, de ter uma alternativa ao serviço que deverá ser excluído já instalada em seu PC.

...

Quais aplicativos nativos do Windows 10 você usa? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.