Já colocou as mãos em um Moto 360, Samsung Gear S, LG Watch Urbane ou algum smartwatch com sistema Android Wear? Caso sim, temos umas dicas que vão lhe ajudar a aumentar a autonomia e ainda economizar a bateria do seu gadget.

É válido notar que os relógios inteligentes estão se tornando uma tendência. Então, se você ainda não tem um, ocasionalmente, o desejo de ir atrás de um desses para comprar pode surgir a qualquer instante. Por isso, é bom ficar ligado em nossa página dedicada aos smartwatches para saber tudo o que está rolando neste mundo.

Você provavelmente já pode saber disso, porém, precisamos indicar que o uso de um relógio inteligente só se torna completo quando ele está pareado com um smartphone. Por exemplo, caso você tenha um Samsung Galaxy S6, o Gear S pode ser a melhor escolha. Caso tenha um LG G4, o Watch Urbane fecha a conta — da mesma maneira que o Apple Watch é pareado com o iPhone 6.

Então, veja as dicas e aprenda como estender a autonomia do seu Android Wear.

Brilho de tela

Esta talvez seja a dica mais óbvia: gerencie o brilho de tela do smartwatch. A tela é uma vilã para a bateria. Como o Android Wear fica no seu punho o dia inteiro, você utiliza o acessório dentro de casa, no escritório, na escola/faculdade e na rua. Ou seja, o que é apresentado acaba sendo influenciado por todo o tipo de iluminação. Por isso, recomendamos que você deixe o brilho de tela definido em "4" — o mais balanceado para qualquer situação.

Se você tem um Moto 360, ainda existe a opção "Auto". Se bateria é o quer, nunca marque esta opção. Por causa da necessidade de analisar a quantidade de brilho suficiente, o sistema acaba exigindo mais energia.

Não é um relógio normal

Esqueça essa de deixar a tela sempre ligada. Mesmo que o gadget seja chamado de relógio e você queira deixá-lo sempre "visível", uma tela ligada continuadamente vai consumir uma bateria absurda. Por isso, é necessário desligá-lo enquanto estiver fora de uso. Caso contrário, garanta a existência de uma tomada sempre por perto.

Notificações

Será que as notificações são tão importantes? Veja, uma boa parte delas é proveniente de spams no seu email, convites de joguinhos no Facebook etc. Ainda, elas consomem uma bateria danada: toda vez que aparecem, a tela é ativada e o sistema fica buscando essas informações. Então, faça um favor para você e desligue as notificações.

Notificações II

Caso você realmente precise muito delas, existe a possibilidade de selecionar as mais importantes e colocar outras para "dormir". Ao fazer o movimento de dispensa, com o dedo deslizando para a direito, ao deslizar para a esquerda, algumas opções de visualização são apresentadas. Dessa maneira, você pode, por exemplo, definir quando deseja receber notificações do Facebook e Gmail.

Desligue o tilt

O Android Wear consegue ligar o dispositivo por meio de movimentos. Ou seja, você estica o braço para olhar as horas, ele reconhece o movimento e liga a tela. Porém, se salvar a sua bateria é a legal, desligue o recurso. Isso porque ele é ativado em vários momentos que não são necessários — ele ainda não tem a capacidade de saber quando você realmente quer mexer no relógio, então, basta um movimento para o Android Wear ligar o smartwatch.

Desligue o recurso e seja feliz.

Qual smartwatch você já tem? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: