Como esconder arquivos de pessoas enxeridas

2 min de leitura
Imagem de: Como esconder arquivos de pessoas enxeridas

Um pouquinho de privacidade não faz mal a ninguém. Se na internet buscamos formas de navegar com mais segurança, é importante saber, também, como tomar alguns cuidados com o uso do PC – mesmo que você não esteja conectado a nenhuma rede.

Nesse caso, um dos pontos que podemos destacar é a questão da privacidade com relação aos seus arquivos mais pessoais, algo que pode ser uma dor de cabeça enorme para quem divide o computador com outras pessoas, por exemplo.

Sejam fotos, documentos ou quaisquer outros tipos de arquivos, é importante conhecer maneiras de deixá-los longe das mãos dos enxeridos. Confira como esconder dados dentro do seu computador.

Pastas e arquivos invisíveis

Desde o Windows XP, ocultar pastas e arquivos nos sistemas operacionais da Microsoft é uma tarefa bastante simples. Primeiro, clique com o botão direito do mouse sobre o diretório que você deseja esconder e, em seguida, vá até a seção “Propriedades”.

Depois, basta selecionar a aba "Geral", marcar a opção “Oculto” e, por fim, aplicar a alteração. Pronto, agora só você saberá onde está essa pasta ou que arquivo está gravado nela.

Mas e como fazer para acessar esses dados? Simples, tudo o que você precisa fazer é abrir o Windows Explorer e, no programa, escrever o caminho para o diretório, algo como C:\Arquivos diversos\Pasta escondida, por exemplo.

Fazendo o caminho inverso

Escondeu tanta coisa que já não sabe onde estão os seus arquivos? Saiba que há uma opção no sistema operacional que é capaz de mostrar os dados ocultos gravados em todas as pastas do computador.

Para ativá-la, abra uma janela com o Windows Explorer. Em seguida, clique na aba “Ferramentas” e, em seguida, clique em “Opções de Pasta”. Depois, vá até a seção “Modo de Exibição”.

Agora, na lista de opções que for exibida pela ferramenta, desça até encontrar o campo “Pastas e arquivos ocultos”.

Clique duas vezes sobre o ícone para que as duas alternativas sejam exibidas e, por fim, marque “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”.

Com a ajuda de programas específicos

Como deu para perceber, pessoas com um pouco mais de conhecimento podem facilmente burlar o método anterior de se ocultar pastas e arquivos. Por isso, para quem quer mais segurança, uma boa alternativa é buscar programas desenvolvidos para auxiliar nessa tarefa.

No Baixaki, existem várias opções de softwares que trabalham nesse sentido, como os campeões de downloads Folder Locker, o My Lockbox ou o Folder Latch.

Além desses, há também o Free Hide Folder, um dos mais baixados do gênero. O aplicativo traz usabilidade fácil e trabalha de forma muito eficiente, como você pode conferir neste simples tutorial elaborado pelo Tecmundo.

Apelando para a internet

Hoje em dia, uma das maneiras mais fáceis de você “esconder” os seus arquivos é enviá-los para a nuvem. Esse tipo de serviço tem crescido muito nos últimos anos, e várias empresas gigantescas do mundo da tecnologia contam com boas opções disponíveis. Entre as alternativas estão o Google Drive, o Windows Live SkyDrive e o Dropbox, além de muitos outros.

Google Drive

E, falando neles, aqui no Tecmundo você pode encontrar alguns tutoriais ensinando a forma correta de utilizá-los, como “Google Drive: como organizar os seus arquivos em pastas” ou “Como fazer backup de documentos no SkyDrive”.

Contudo, fique atento aos termos de adesão de alguns drives virtuais, pois alguns podem requerer a propriedade dos seus arquivos, enquanto que outros podem ser menos seguros do que parecem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.