Toyota trabalha em sistema de anjo da guarda para segurança no trânsito

1 min de leitura
Imagem de: Toyota trabalha em sistema de anjo da guarda para segurança no trânsito

Enquanto muitos apostam em sistemas totalmente autônomos como o futuro do trânsito, a Toyota quer seguir por um caminho ligeiramente alternativo. Em vez de substituir humanos por soluções robóticas, a fabricante quer que elas sirvam como uma forma de auxiliar motoristas em caso de necessidade — atuando como uma espécie de “anjo da guarda automotivo”.

A nova solução está sendo testada pela companhia em uma instalação construída em parceria com a Universidade de Michigan. A ideia não é exatamente nova, mas o sistema da Toyota pretende ir além das soluções de direção assistida que devem se tornar um padrão da indústria até o ano de 2022.

Mesmo que sejam bastante promissores, os carros totalmente autônomos ainda têm um longo caminho a percorrer. Além dos aspectos legais que envolvem a solução (quem vai ser o responsável no caso de uma batida?), é preciso levar em consideração o fato de que as estradas disponíveis atualmente foram construídas para motoristas humanos.

Testes no Japão e nos EUA

Embora não se saiba todos os detalhes da tecnologia da Toyota, tudo indica que a empresa está criando um novo sistema que vai tirar o controle das mãos de um humano, com o intuito de evitar acidentes. Os testes da novidade devem começar a ser conduzidos em breve em uma localização próxima ao Monte Fuji, no Japão, sendo que a empresa pretende também testá-la em suas instalações de segurança nos Estados Unidos.

Um dos simuladores usados pela Toyota

Antes que a solução possa ser aplicada em veículos comerciais, a fabricante vai ter que acumular pelo menos 1 trilhão de milhas (1,6 trilhão de quilômetros) percorridas usando o sistema. Para isso, a companhia pretende combinar percursos percorridos no mundo real com viagens feitas em seus simuladores proprietários.

Qual é a sua opinião sobre a tecnologia da Toyota? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.