Project BLAID: wearable da Toyota ajuda deficientes visuais a se guiarem

1 min de leitura
Imagem de: Project BLAID: wearable da Toyota ajuda deficientes visuais a se guiarem

Um novo projeto em desenvolvimento pela Toyota pode se tornar uma forma muito mais eficiente para deficientes visuais se deslocarem de maneira segura em ambientes internos. Trata-se do Project BLAID, um dispositivo vestível que é capaz de informar ao seu usuário o que há a sua volta ou mesmo guiá-lo até pontos específicos.

E como o dispositivo faz isso? Bem, está aí o grande mistério: as únicas informações que temos sobre o wearable vêm do vídeo que você confere logo acima, e este não diz praticamente nada sobre seu funcionamento. Tudo o que sabemos, até o momento, é que o Project BLAID conta com uma função que o guia até locais que você deseja no ambiente, como banheiros ou a porta de saída, através de comandos de voz.

Seu visual, por sua vez, é dos mais curiosos. O Project BLAID tem uma forma semelhante a de uma grande ferradura, de maneira a ser vestido ao redor do pescoço do deficiente. No vídeo, porém, é possível ver vários outros formatos em estudo para o protótipo, o que quer dizer que a versão final do aparelho pode ser bem diferente.

Infelizmente, o Project BLAID ainda está apenas em fase de desenvolvimento. Mas a Toyota já deixa claro que deve começar os testes com o dispositivo em um futuro próximo.

Quantos anos ainda vão levar para termos aparelhos que façam deficientes visuais enxergarem? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.