Confira um hands on do Tizen, o sistema móvel da Samsung [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Confira um hands on do Tizen, o sistema móvel da Samsung [vídeo]

Embora a maioria das fabricantes de smartphones e tablets da atualidade estejam adotando o Android como sistema operacional de seus produtos, muitas delas possuem suas próprias plataformas.

Uma dessas companhias é a Samsung, que, pouco tempo após decretar a descontinuação do Bada, começou a patrocinar o desenvolvimento do Tizen, de responsabilidade da Linux Foundation. Recentemente, o pessoal do site TizenExperts tiveram a oportunidade de experimentar um pouco do que esse SO tem a oferecer, como você pode conferir no hands on acima (em inglês).

O aparelho usado para rodar a versão 2.2.0 do Tizen foi o modelo que está sendo chamado de RedWood (Z9005) e que teve um lote enviado para desenvolvedores na Índia. De maneira geral, o sistema da Samsung é bastante parecido com o Android.

Por exemplo, a barra de ferramentas é deslizável, oferecendo uma grande variedade de ações e funções. Navegando pelas opções disponibilizadas, é possível perceber a presença de recursos de conectividade vistas nos gadgets da companhia que possuem a plataforma do robozinho verde, incluindo a de espelhamento da tela do smartphone com outros aparelhos.

(Fonte da imagem: Reprodução/TizenExpertos)

Aquele que talvez seja o diferencial mais aparente é o seu visual mais limpo e minimalista — com especial destaque para os ícones com traços circulares (uma peculiaridade que era muito comum nos aparelhos da Nokia).

Além disso, o Tizen possui um sistema de notificações que oferece mais informações do que o sistema operacional da Google e conta com a aplicação de filtros às fotos no momento em que elas são capturadas.

Obviamente, muita coisa pode mudar do que vimos nesse vídeo até o lançamento oficial do Tizen, sendo que a Samsung já divulgou não ter uma data pré-determinada para a chegada do seu SO no mercado de celulares e tablets.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.