TIM reforça cobertura 3G na capital paulista

2 min de leitura
Imagem de: TIM reforça cobertura 3G na capital paulista

A TIM está reforçando a cobertura da rede 3G na capital paulista com o uso da faixa de 900 MHz, autorizada à operadora pela Anatel no início deste ano. O projeto, que já beneficia clientes de 50 bairros da cidade com melhor qualidade dos serviços, teve início em maio, por meio da modernização dos sites em áreas que concentram maior tráfego de voz e dados.

Até agora, foram ativadas mais de 500 novas antenas utilizando a banda 900 MHz na capital. Mais de 200 antenas serão ativadas pela TIM até dezembro em Barueri, Mauá, Osasco, Guarulhos e na região do ABC paulista. A operadora espera concluir o projeto no primeiro trimestre de 2015, cobrindo toda a área metropolitana de São Paulo, com um total de mais de 1.200 antenas.

“A autorização pela Anatel da nova faixa de 900 MHz foi primordial para garantir a entrega de serviços com mais qualidade para nossos clientes na capital e na região metropolitana de São Paulo. A ativação de 3G nessa faixa resulta em uma melhora imediata do desempenho da rede com percentual de aumento na velocidade de transferência de dados acima de 40% para download e mais do que o dobro para upload”, diz Marco Di Costanzo, diretor de rede móvel da TIM.

Menos interferência, mais desempenho

Outra vantagem do uso da faixa de 900 MHz é a menor incidência de interferências no sinal e melhor cobertura nos ambientes fechados. Paralelamente à implantação do projeto da faixa 900 MHz em São Paulo, a TIM também utilizará a solução SON — Self Organizing Networks —, que foi adotada pela operadora no final de 2013, para melhorar o desempenho da rede de forma automática, dinâmica e em tempo real.

Composta por módulos como Automatic Neighbor Relationship (ANR), Mobility Load Balance (MLB) e Self Healing, o SON poupa tempo na resolução dos problemas por meio de detecção e correção automática e instantânea. O módulo Automatic Neighbor Relationship (ANR) é utilizado para otimizar ligações entre torres e/ou células vizinhas. Já o Mobility Load Balance (MLB) tem por função melhorar a distribuição do tráfego e Self Healing é utilizado para minimizar os efeitos de uma eventual indisponibilidade de sites.

Confira a relação dos bairros já beneficiados com a implantação da faixa de 900 MHz na capital paulista: Água Rasa, Alto Pinheiros, Aricanduva, Artur Alvim, Barra Funda, Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Brás, Brasilândia, Cachoeirinha, Cambuci, Casa Verde, Cidade Líder, Congonhas, Consolação, Freguesia do Ó, Ipiranga, Itaim Bibi, Itaquera, Jaçanã, Jaguaré, Jardins, Lapa, Liberdade, Limão, Mandaqui, Moema, Mooca, Paraíso, Pari, Paulista, Penha, Perdizes, Perus, Pinheiros, Pirituba, Santa Cecília, Santana, São Lucas, Tatuapé, Tremembé. Tucuruvi, Vila Formosa, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Mariana, Vila Matilde, Vila Medeiros e Vila Prudente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.