Pesquisadores da Universidade do Texas desenvolveram uma espécie de “filtro” capaz de bloquear a luz e o calor que passam através dos vidros de uma janela. Denominado material eletrocrômico de banda dupla, a invenção se utiliza de nanocristais para impedir a passagem da luz visível em até 80% e da luz infravermelha (que transporta a maior parte do calor) em até 90%.

“Banda dupla” se refere aos dois tipos de nanocristais presentes no material, um que reduz a passagem de luz visível e outro que faz o mesmo com os raios infravermelhos. Já “eletrocrômico” significa que é possível variar entre o modo de bloqueio de luz ou de calor através da ativação de uma corrente elétrica. Assim, quem vive em locais gelados pode impedir a entrada de luz – que às vezes é refletida na neve, por exemplo –, mas deixar entrar o calor de um dia ensolarado.

Com essas janelas “inteligentes”, o consumo de energia elétrica poderia ser drasticamente reduzido, pois dependendo do local, as pessoas poderiam aproveitar mais horas de luz sem necessariamente precisar encarar as temperaturas que vêm juntas. A professora de engenharia química da Universidade do Texas em Austin, Delia Miliron, publicou um artigo no Jornal da Sociedade Americana de Química descrevendo todo o processo de criação do material, e no texto ela menciona que ele já tem potencial para ser comercializado.

Diagrama explicando como funciona o material eletrocrômico de banda dupla. - Imagem: ACS Publications

Ele poderia ser transformado em um adesivo e aplicado diretamente sobre os vidros de qualquer janela. Com apenas um componente – cristais de óxido de titânio aditivados – já seria possível alternar as “smart janelas” entre um modo e outro com uma corrente elétrica fraca em apenas alguns minutos.

Antes de chegar à versão atual, o material precisava de uma carga elétrica de várias horas para poder mudar de função. No entanto, nada foi dito a respeito de uma versão comercial que já possuísse os dois tipos de cristais. De qualquer forma, infelizmente ainda não há previsão de quando esse filtro inteligente chega ao mercado.

Fazendo um pequeno exercício de imaginação, que outros tipos de filtros poderiam ser criados para facilitar nosso cotidiano? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: