Empresa americana cria acessório que torna balas não letais [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Empresa americana cria acessório que torna balas não letais [vídeo]

A companhia californiana Alternative Ballistics desenvolveu um acessório para armas de fogo que supostamente é capaz de transformar uma bala em um projétil não letal. Batizado de “The Alternative”, trata-se de uma estrutura de plástico que é encaixada em um revolver ou pistola, e que sustenta uma esfera de metal posicionada diretamente à frente da saída do cano.

A estrutura foi pensada para que não atrapalhe a mira de quem portar a arma, permitindo até que uma lanterna seja acoplada normalmente, por exemplo. Quando uma munição é disparada, ela penetra em um orifício na esfera metálica, que então segue a trajetória inicial da bala, mas com a velocidade reduzida em 80%, aproximadamente.

Isso faz com que o projétil deixe de ser penetrante e passe a ser contundente, tornando-o não letal. O impacto ainda é o suficiente para derrubar ou incapacitar uma pessoa, mas diminuindo o risco de morte imensamente. A parte do equipamento que fica montada sobre a arma também é “ejetada” no momento do disparo, o que permite que o atirador continue a disparar normalmente sem precisar fazer nenhuma ação adicional.

A esfera de metal é feita de uma liga criada pela própria empresa, e a forma de montar o acessório sobre a arma é tão simples que os custos de aquisição e treinamento com o The Alternative seriam extremamente baixos, segundo a Alternative Ballistics. A companhia agora espera que isso incentive as forças policiais americanas a adotarem o equipamento. No início da matéria você confere um vídeo que demonstra o funcionamento do acessório, além de uma simulação de como seria o seu uso na vida real.

Você acha que algo como o "The Alternative" reduziria de fato o número de mortes por armas de fogo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.