Cidade futurista será construída no deserto para testar novas tecnologias

1 min de leitura
Imagem de: Cidade futurista será construída no deserto para testar novas tecnologias

A Center for Innovation Testing and Evaluation (CITE) é uma organização que estuda e trabalha com tecnologia de ponta relacionada a urbanismo. Veículos autônomos, sistemas de geração de energia limpa e mecanismos de segurança em grande escala são apenas alguns exemplos em que o grupo tem interesse.

Para pôr a prova muitas das suas ideias futuristas e obter um feedback mais claro de como certas tecnologias iriam interagir com as pessoas, a CITE está planejando um investimento de aproximadamente US$ 1 bilhão (mais de R$ 3 bilhões) para construir uma cidade tecnológica completa.

Laboratório gigante

A cidade de testes, diferente do que você possa imaginar, não é nenhum projeto a escala reduzida. Os empresários por trás da empreitada realmente vão erguer uma cidade de tamanho real no deserto de New Mexico, Estados Unidos, e implementar cuidadosamente cada uma das suas ideias.

Segundo o pesquisador Reese Jones, da Singularity University, uma das coisas mais difíceis de se fazer ao desenvolver novas tecnologias é testá-las com segurança em ambientes cheios de pessoas, já que estas são imprevisíveis e podem inadvertidamente pular na frente de qualquer coisa.

Os fundadores do projeto, no entanto, não concordam com essa opinião e afirmam que humanos poderiam ser inseridos em segurança na cidade a qualquer momento se os testadores o considerarem necessário. De qualquer maneira, a CITE vai ser o primeiro laboratório do seu tipo em que serão avaliadas novas tecnologias de planejamento urbano, e o feedback será de vital importância para definir como grandes cidades reais evoluirão nos próximos anos.

Um dos experimentos, por exemplo, envolverá o controle de caminhões de carga que serão totalmente guiados por redes sem fio. Testar esse tipo de tecnologia seria um pesadelo logístico em uma rodovia real, além de ser muito perigoso. Entretanto, na CITE, esse tipo de processo não trará riscos a ninguém.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.