Estudantes desenvolvem bengalas que fazem reconhecimento facial

1 min de leitura
Imagem de: Estudantes desenvolvem bengalas que fazem reconhecimento facial

A tecnologia com certeza ajuda muito a melhorar nossas vidas. De uma forma ou de outra, sempre encontramos exemplos de facilidades que ela nos trouxe. E depois de smartphones, smartwatches e smartTVs, vêm aí as smartcanes.

As smartcanes são bengalas dobráveis para deficientes visuais que serão capazes de reconhecer amigos e parentes dos usuários em um raio de 10 metros. Ao detectar algum conhecido nos arredores, a bengala manda um sinal vibratório e avisa ao usuário quem se aproxima através de um fone de ouvido bluetooh.

Além disso, o dispositivo também estará equipado com GPS para ajudar na localização do usuário. O produto se chama “XploR Mobility Cane” e está sendo desenvolvido pelos estudantes Steve Adigbo, Waheed Rafiq e Richard Howlett da Birmingham City University.

Para um dos criadores, a novidade tem um valor especial. “Meu avô é cego e eu sei o quanto essas coisas podem ajudá-lo. Não há nada como essa bengala no mercado atualmente”, diz Steve Adigbo.

Experiências

A Birmingham City University já apresentou a XploR para profissionais de medicina e ciência em Luxemburgo e na França. Além disso, existem planos para levar o produto para a Alemanha ainda este ano.

A equipe realizou pesquisas no Beacon Centre for the Blind, em Wolverhampton, para determinar as principais necessidades dos deficientes visuais e incorporar soluções ao XploR. Os estudantes voltarão para o Beacon Centre no final do ao para que as pessoas possam testar o produto.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.