No dia 9 de janeiro de 2007, um homem em uma conferência mudou o modo como as pessoas viam os celulares. Nessa data, há exatamente oito anos, era anunciado um fenômeno na história da comunicação mobile: o iPhone.

Assistindo ao vídeo, percebemos que Steve Jobs, ex-presidente e fundador da Apple, já imaginava que a sua companhia revolucionaria o mundo da tecnologia e faria com que diversas empresas o seguissem nessa nova tendência que estava surgindo: os smartphones.

Apesar de ter sido anunciado em janeiro, o iPhone só foi lançado oficialmente em 29 de junho nos EUA. Neste dia, e nos seguintes, centenas de clientes faziam fila fora das lojas por todo o país para adquirir o aparelho. Aos poucos, outros países foram recebendo o gadget.

Aqui no Brasil, a primeira versão do telefone nunca foi lançada. As terras tupiniquins só conheceram o aparelho em sua segunda versão, o iPhone 3G, que começou a ser vendido no mercado brasileiro a partir de 26 de setembro de 2008.

Genialidade e irreverência

Jobs sabia fazer uma palestra e entreter o público como poucos. Durante a apresentação ele faz brincadeiras e interage com a plateia, que o aplaude de pé por algumas vezes. Além de showman, ele também tinha uma incrível visão de mercado. Durante essa palestra, ele disse que aquele aparelho reinventaria o modo como as pessoas e empresas tratariam a comunicação. E não deu outra, pois nos dias atuais ninguém fica sem seus smartphones.

Cupons de desconto TecMundo: